Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives

Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives - Imagem 2 de 17Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives - Imagem 3 de 17Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives - Imagem 4 de 17Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives - Imagem 5 de 17Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives - Mais Imagens+ 12

  • Equipe: Randy Chan
  • área Terreno: 1.500 m²
  • Texto: Jolene Lee
  • País: Singapura
Mais informaçõesMenos informações
Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives - Imagem 2 de 17
© Albert Lim

Descrição enviada pela equipe de projeto. Aproximando-se da casa a partir do nível da rua, percebe-se um fachada em concreto aparente. A elevação sem janelas revela o interior da casa, quase como se ainda estivesse em um estado de construção, primitivo em sua linguagem de expressão. A fachada simples fornece vislumbres da escada em espiral, com uma caixa de madeira aparentemente improvisada saliente nos elementos estruturais articulados, aumentando a sensação de teatro em um bairro de casas com terraço tranquilas.

Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives - Imagem 13 de 17
Planta Baixa Térreo

O projeto aberto da casa corajosamente experimenta com as noções de habitação tropical, onde a sustentabilidade é interpretada através do aproveitamento de elementos naturais por meios passivos. Localizada perto do mar, a abertura da fachada permite a ventilação cruzada, onde uma brisa contínua pode ser apreciada em toda a casa, em todos os momentos do dia, reduzindo a dependência de sistemas de refrigeração mecânica e remetendo aos princípios de habitações tropicais vernaculares.

Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives - Imagem 10 de 17
© Albert Lim

Esta fachada aberta é possível através de um elemento-chave no projeto - uma saliência geral com um recorte de dois metros fornecendo abrigo e segurança, onde a abertura permite uma maior sensação de privacidade para os espaços interiores da casa e, ao mesmo tempo, protege os principais espaços da casa do sol e da chuva tropical.

Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives - Imagem 17 de 17
Fachada

Esta abertura também funciona como um pátio definido no segundo andar com vista para a imensidão do verde na frente da casa.

Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives - Imagem 6 de 17
© Albert Lim

Escondida, temos uma piscina de doze metros localizada no segundo pavimento, que se estende ao longo de todo o comprimento da casa, ao longo da parede compartilhada. Um espaço chave na casa, esta piscina ancora o principal espaço comum, estendendo-se para a área da cozinha e sala de jantar. Junto com a ventilação cruzada permitida pela fachada, ela ajuda a esfriar a casa com base em princípios seculares simples da vida tropical. A piscina está a céu aberto e sem nenhum sistema mecânico instalado. Ela é sustentada inteiramente através de uma compreensão dos sistemas ecológicos e biológicos simples, uma experiência constante que permanece fluida.

Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives - Imagem 9 de 17
© Albert Lim

Esta discussão conceitual de um retorno ao básico continua na utilização de materiais, onde os materiais reciclados naturais acentuam elementos particulares da casa. Por exemplo, o uso de madeira reciclada é evidente na escada e nas portas que, com uma pátina natural, juntamente com o detalhamento, reflete a natureza primordial da unidade de habitação tropical.

Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives - Imagem 15 de 17
Planta Baixa Térreo

O arranjo dos espaços são subvertidos com o piso térreo ancorado por um espaço de galeria e com o uso de níveis de divisão relacionados com um núcleo aberto de circulação vertical, com escadas e rampas levemente articuladas. Isso abre os espaços, proporcionando infinitas possibilidades de um interessante diálogo entre os espaços programáticos.

Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives - Imagem 3 de 17
© Albert Lim

A abertura em planta e circulação traz a intenção de modular o interior e o exterior, onde as extremidades diurnas ao ar livre tropicais fazem um espaço de habitação confortável, habilmente moderado com respeito por ambos os princípios ecológicos básicos e métodos de vida tropicais sustentáveis. A casa abraça o calor e a umidade dos trópicos, celebrando as excentricidades climáticas em múltiplas camadas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives" [Jalan Mat Jambol / Zarch Collaboratives] 16 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624028/jalan-mat-jambol-zarch-collaboratives> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.