La Colina / FANARQ + THAA

La Colina  /  FANARQ + THAA - Imagem 2 de 30La Colina  /  FANARQ + THAA - Imagem 3 de 30La Colina  /  FANARQ + THAA - Imagem 4 de 30La Colina  /  FANARQ + THAA - Imagem 5 de 30La Colina  /  FANARQ + THAA - Mais Imagens+ 25

San Miguel de Allende, México
  • Arquitetos: FANARQ, THAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  928
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Barry Shapiro
  • Arquitetos Responsáveis: José Antonio Popoca, Felipe Argüelles
  • Colaboradores: Julian Torres Carpentier, Erick Sakal, Gabriela Sánchez, Pedro Ledesma, Angelica Espinosa
  • Estrutura: José Luis Gonzalez
  • Desenho Luminotécnico: Miguel Calanchini
  • Cidade: San Miguel de Allende
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
La Colina  /  FANARQ + THAA - Imagem 3 de 30
© Barry Shapiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se desenvolve sobre a premissa de ser uma residência completamente acessível para os usuários de cadeiras de roda, já que a família possui membros com capacidades motoras diferentes e pessoas da terceira idade.

La Colina  /  FANARQ + THAA - Imagem 18 de 30
Planta Baixa

Sendo um terreno muito acidentado, a forma responde a topografia e aos requerimentos da família, resolvendo-os com rampas e pontes como elementos de conexão entre os diferentes volumes, dispostos na parte central do terreno e com diferentes níveis de acordo com a topografia, potencializando as vistas do seu entorno natural.

La Colina  /  FANARQ + THAA - Imagem 11 de 30
© Barry Shapiro

Houve um interesse especial em criar espaços abertos e confortáveis, elementos de força, espaços e jardins de contemplação, promovendo o contato com a natureza através das aberturas, percursos e vistas.

La Colina  /  FANARQ + THAA - Imagem 16 de 30
© Barry Shapiro

São resgatados materiais tradicionais como o tepetate (calcário), compondo-os com texturas contemporâneas como o concreto aparente e o metal. 

La Colina  /  FANARQ + THAA - Imagem 2 de 30
© Barry Shapiro

 La Colina está composta por cinco volumes principais que chamaremos A, B, C, D e E.

La Colina  /  FANARQ + THAA - Imagem 29 de 30
Esquema

O volume A está conectado com a rua através do acesso ao estacionamento, o volume B é a área social, o volume C é composto pelo espaço de entretenimento e quarto de hóspedes, no volume D estão os dormitórios que se conectam pelas rampas ao volume B e o por fim, o volume E, onde está o dormitório principal. A piscina é o volume que completa a composição. 

La Colina  /  FANARQ + THAA - Imagem 4 de 30
© Barry Shapiro

Foi desenhado um sistema de captação de energia solar para a produção da eletricidade e o aquecimento da água para consumo e para o uso da piscina. Foi previsto também um sistema de captação pluvial a fim de minimizar os custos de manutenção e o impacto ambiental.

La Colina  /  FANARQ + THAA - Imagem 6 de 30
© Barry Shapiro

A luz também é protagonista, já que de dia inunda de vida e calor cada espaço, criando efeitos de luz e sombras que tornam cada ambiente singular e a noite um projeto especial de iluminação confere aos espaços ricas experiências no interior e exterior da residência.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Escritório
Cita: "La Colina / FANARQ + THAA" [La Colina / FANARQ + THAA] 12 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623875/la-colina-slash-fanarq-plus-thaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.