Bodegas Protos / Richard Rogers + Alonso y Balaguer

Bodegas Protos / Richard Rogers + Alonso y Balaguer - Imagem 2 de 22Bodegas Protos / Richard Rogers + Alonso y Balaguer - Imagem 3 de 22Bodegas Protos / Richard Rogers + Alonso y Balaguer - Imagem 4 de 22Bodegas Protos / Richard Rogers + Alonso y Balaguer - Imagem 5 de 22Bodegas Protos / Richard Rogers + Alonso y Balaguer - Mais Imagens+ 17

Peñafiel, Espanha

Descrição enviada pela equipe de projeto. As novas instalações das Bodegas Protos consistem de uma nova adega e sede de representação social e gerencial. O edifício, respondendo às condições especiais e ambientais críticas, necessárias para a elaboração do vinho, é representativo da marca Protos e conecta-se com os arredores de Penafiel, fornecendo soluções que minimizam o consumo de energia necessária para manter as condições ideais. A economia de energia não é apenas importante, mas inerente à sua concepção.

Bodegas Protos / Richard Rogers + Alonso y Balaguer - Imagem 6 de 22
Cortesia de Richard Rogers + Alonso y Balaguer

O novo edifício se conecta com as antigas adegas (localizadas em uma série de longos corredores sob a montanha do histórico e brilhantemente restaurado Castelo de Peñafiel, futuro Museu do Vinho), através de um túnel construído sob a estrada divisora.

Bodegas Protos / Richard Rogers + Alonso y Balaguer - Imagem 10 de 22
Planta Baixa

A base do edifício está enterrada, aproveitando a inércia térmica e colocando as áreas de produção e de maturação do vinho, interpretando com um tom contemporâneo, as construções tradicionais das vinícolas. Ancorada na área, esta base regulariza a topografia, criando um suporte para a cobertura leve que repousa sobre ele. Esta cobertura leve é formada por uma estrutura de arcos parabólicos de madeira laminada, reinterpretando a construção de caves de vinho em forma de navio. A sua consideração como uma fachada, sobre as vistas do Castelo de Peñafiel, torna-se vital na composição arquitetônica do edifício.

Bodegas Protos / Richard Rogers + Alonso y Balaguer - Imagem 7 de 22
Cortesia de Richard Rogers + Alonso y Balaguer

O tratamento volumétrico junta-se ao meio ambiente, em equilíbrio com as diferentes escalas.

Se cada cidade tem uma característica ambiental, visual ou paisagística, Peñafiel encontra a sua própria característica refletida na cor marrom avermelhado dos inclinados decks cerâmicos de suas instalações. Ter um deck que une tal cor e material era uma premissa fundamental no projeto; uma pele dupla na quinta fachada.

Bodegas Protos / Richard Rogers + Alonso y Balaguer - Imagem 9 de 22
Cortesia de Richard Rogers + Alonso y Balaguer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Peñafiel, Valladolid, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bodegas Protos / Richard Rogers + Alonso y Balaguer" [Protos Winery / Richard Rogers + Alonso, Balaguer y Arquitectos Asociados] 04 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623433/bodegas-protos-richard-rogers-mais-alonso-y-balaguer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.