Casa Mía / Matias Pons Estel

© Federico Cairoli
Santo Tomé, Argentina
  • Arquitetos: Matias Pons Estel; Matias Pons Estel
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  36
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli

Casa Mía / Matias Pons Estel - Mais Imagens+ 24

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada nas intermediações da Cidade de San Tome - Santa Fe, em um bairro residencial, onde predomina a escala "de bairro" e seus hábitos, está colocado este protótipo de habitação mínima.

© Federico Cairoli

O projeto surge a partir da possibilidade de poder criar um núcleo habitacional de maneira simples e fácil na sua execução. O objetivo principal era poder construir um pequeno núcleo que cumpra as funções básicas de uma habitação, pelo qual se decidiu trabalhar com materiais industrializados, de fácil montagem e manejo.

Corte Longitudinal

Todo o núcleo se encontra modulado ao material predominante, perfis, chapa, alumínio (12 m, 6m, 3 m e 2,4 m), que por sua vez se vinculam com os módulos dos materiais utilizados para o acabamento interno, placas de gesso e madeira. Deste modo se conseguiu otimizar ao máximo cada elemento construtivo do conjunto, evitando qualquer tipo de desperdício e reciclando a maior quantidade de componentes.

© Federico Cairoli

Pallets usados em galeria - expansão, cerâmicas de vários tipos, parquet reciclado e suas combinações são o resultado das terminações, permitindo-se minimizar os custos da construção. Mas a maior otimização se conseguiu na experiência da própria execução da obra. Em tempos livres, com a ajuda de familiares e amigos, com ferramentas simples como furadeira, lixadeira e solda, se alcançou montar e armar cada um dos componentes que fazem este projeto muito valioso e particular.

Planta Baixa

Funcionalmente o núcleo de 36 m² (12 m de comprimento x 3 m de largura e 2,4 m de altura) se distribuem em uma cozinha com uma zona de estar e escritório, um banheiro com seu próprio lavabo e um dormitório principal. O mobiliário e a utilização ao máximo de cada espaço foram determinantes para desenvolver a maior quantidade de atividades no seu interior, funções integradas que permitem aproveitar cada centímetro quadrado, esvaziando o espaço no centro e utilizando as alterais para os apoios. Um mesmo móvel contém a pia e elementos de mantimento de cozinha, passa a ser biblioteca e culmina com uma ampla bancada de apoio. Sendo um espaço tão pequeno se decidiu trabalhar com a mínima quantidade de materiais e cores possíveis, dando um resultado de duas cores; a madeira natural nos pisos e móveis e o branco como predominando no resto.

© Federico Cairoli

As janelas contínuas do piso ao teto permitiram uma continuidade visual e espacial interna - externa, e por sua vez seu módulo passou a ser parte do fechamento do perímetro, alcançando uma simplicidade nas terminações.

Corte Transversal

Tecnicamente o bloco se apóia sobre pequenos pilares de concreto pré fabricados (blocos), único elemento úmido de toda a construção, disso surge a estrutura principal de perfis dobrados à frio onde se apoia a "caixa" de canos que armam o perímetro da casa, sendo a mesma estrutura, o montante do fechamento externo (chapas) e interno (placas). O revestimento metálico foi coberto com spray injetado e somado ao sistema de ventilação cruzada, a sucção do ar frio do piso - extração por exaustores fazem a aclimatização do seu interior. Toda a obra - sem contar as ferragens de alumínio e o spray de poliuretano - foi executada com mão de obra não especializada (nós mesmos) em um lapso de 10 meses.

© Federico Cairoli

Tecnicamente os módulos dos perfis, chapas, canos, permitem que cada peça se encaixem em seu lugar, tendo a possibilidade de ampliar seus espaços para novos módulos, e por sua vez, permitir a reutilização dos seus elementos para estas ditas ampliações, ou bem poder transladar o núcleo para um novo prédio.

© Federico Cairoli

Um volume linear, branco, elevado do chão, fazem a imagem exterior, com a característica de cada um dos materiais aparentes: chapa, perfis, alumínio e vidro; ressaltando com o verde que o rodeia, fazendo com que em cada ponto do interior tenha continuidade e amplitude espacial.

© Federico Cairoli

Em síntese, se buscou neste projeto, uma arquitetura que contemple a autenticidade de seus próprios materiais e sua montagem, que contempla uma leitura simples e clara, uma relação entre o industrializado, o reciclado e o natural; e sobretudo, que cumpre com sua função principal de poder gerar um espaço habitável com poucos elementos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mía / Matias Pons Estel" [Casa Mía / Matias Pons Estel] 27 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623165/casa-mia-slash-matias-pons-estel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.