Arena das Dunas / Populous

Arena das Dunas / Populous - Mais Imagens+ 3

  • Arquitetos: Populous; Populous
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Serge Ferrari, Sika

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenho desse estádio é único. Sua fachada e cobertura estão integradas e formadas por 20 módulos em forma de pétalas, que por sua vez foram projetados para tornar esse estádio um dos mais altos do mundo, referindo-se a forma das dunas de areia - que são comuns nessa região - em movimento. O desenho também permite uma maior ventilação e luz no interior do estádio.

Cortesia de Populous

As estruturas em forma de pétalas da cobertura são feitas de vigas metálicas, revestidas no seu exterior por telhas de alumínio, com isolamento térmico e acústico. Internamente, são compostas por uma membrana de PVC protendido. As partes são unidas com policarbonato translúcido, permitindo que a luz transpasse através delas.

Cortesia de Populous

A cobertura do Arena das Dunas também foi projetada para captar a água da chuva. Foi criada uma canaleta para coletar a água e levá-la até os nove tanques que estão localizados abaixo das arquibancadas inferiores. Como resultado, quase 3.000 metros cúbicos de água são captados e utilizados nos banheiros e como água para regar o campo.

Cortesia de Populous

Os fãs que vão aos jogos e eventos no estádio irão perceber um outro nível de conforto e segurança. No total, existem 21 rampas de acesso para chegar a cada um dos quatro níveis do estádio, além dos elevadores que conectam o estacionamento interno diretamente com as entradas. A Arena das Dunas também conta com quatro salões com capacidade para até 1000 pessoas, 25 quiosques de comida e bebida, assim como 30 banheiros.

Cortesia de Populous

Existem quatro tipos de assentos, identificados por diferentes tonalidades de azul: público geral, hospitalidade, VIP e VIP Executivo. Além disso, estão reservados 521 lugares para pessoas com deficiência.

"A Arena é acessível a todos os níveis, com rampas e elevadores, desde os escritórios até os vestiários", disse Charles Maia. "Em todo o estádio existem banheiros acessíveis. Existe, também, uma planta tátil direcional desde a porta externa até as arquibancadas".

Cortesia de Populous

A equipe de segurança no comando da Arena é capaz de controlar as imagens gravadas pelas 200 câmeras com capacidade de reconhecimento facial nas áreas externas e internas do terreno. O sistema PA se integra com duas telas de 64 metros quadrados do estádio, levando em conta a informação e as estatísticas dos jogos que mostram claramente a multidão.

Os jogadores também poderão perceber a melhora nas condições de jogo. As 419 espécies de grama Bermudas Tifton utilizadas para o campo são ideais para o clima quente da região, e o sistema de drenagem permite que seja possível jogar, inclusive em dias muito chuvosos.

Cortesia de Populous

Com a primeira fileira das arquibancadas, somente a 15m de distância do campo, os fãs estarão próximo da ação. Além disso, o sistema de iluminação, que utiliza 306 holofotes, proporciona uma visibilidade uniforme e constante, eliminando as sombras e facilitando a emissão dos jogos através da tecnologia Full HD.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Arena das Dunas - Lagoa Nova, Natal - Rio Grande do Norte, 59020-510, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Arena das Dunas / Populous" [Arena das Dunas / Populous] 16 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620620/arena-das-dunas-slash-populous> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.