Casa unifamiliar em Las Encinas / Vicens + Ramos

Casa unifamiliar em Las Encinas  / Vicens + Ramos - Mais Imagens+ 5

Madri, Espanha
  • Colaboradores: Fernando Gil, Desireé González, José Ángel Nieto, Jesús Gómez, Roberto R. Paraja, Agustín Toledano
  • Diretor De Projeto: Antonio Muñoz
  • Supervisor De Quantitativos: Ricardo Alberca
  • Arquitetos Responsáveis: Ignacio Vicens y Hualde, José Antonio Ramos Abengózar
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Estudio Vicens+Ramos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência unifamiliar ocupa o lote 26 do bairro Las Encinas, em Pozuelo, Madri. O terreno, com 14.077,83 m², apresenta uma forma trapezoidal, com acesso a partir de seu limite sul. Seus lados têm as seguintes dimensões: 160,52 m ao norte; 58,36 m ao leste; 187,33 m ao sul; e 102,45 m ao oeste.

Cortesia de Estudio Vicens+Ramos

Decidimos situar a casa próxima ao acesso da rua, assim, a maior parte do terreno poderia ser utilizada em privacidade. 

Concebida como um volume fechado, o peso que a casa apresenta, com seu revestimento em granito, contrasta com o vidro, que aparece como uma "fenda na rocha, coberta por uma substância cristalizada". Todavia, este "volume fechado" não é natural. Ao contrário, a mão do homem intervém nele e deixa suas marcas no granito.

Planta do nível 0

A casa se desenvolve em dois pavimentos e um subsolo e está inscrita em um retângulo de 35m x 20m. O canto sudeste do subsolo apresenta um beiral que cria uma entrada para a garagem; esta alinhada com a implantação da casa. 

Cortesia de Estudio Vicens+Ramos

A garagem pode receber confortavelmente dez carros, além do espaço dedicado às instalações da casa. Da garagem pode-se acessar a casa a partir de uma porta pivotante. O hall, com a escada principal e o elevador, é iluminado através de uma cortina de vidro que oferece vistas para um pátio rebaixado. Do hall pode-se também acessar a sala de projeções e a despensa. 

© Eugeni Pons

A entrada principal, no térreo, é acessada através de um pátio externo. Nesta entrada há um hall de pé-direito duplo, uma escadaria e um elevador banhados por luz natural. A porção sul da casa recebe os serviços, um banheiro de visitas, sala de estar, escritório, cozinha e lavanderia. Desta parte da casa pode-se acessar o subsolo e o pavimento superior através de escadas de serviço.

Planta do nível 1

O restante do térreo é ocupado por uma sala de jantar, uma sala de estar com pé-direito duplo iluminada por claraboias, um escritório também com pé-direito duplo, e uma varanda escavada no volume da casa.

Cortesia de Estudio Vicens+Ramos

O pavimento superior é dedicado exclusivamente aos quartos. A escada principal dá acesso a um hall que se volta para a paisagem através de três aberturas.

Cortesia de Estudio Vicens+Ramos

 A suíte principal se localiza no canto nordeste da casa. No canto oposto há dois quartos de hóspedes próximos à escada de serviço. O restante do pavimento é ocupado por cinco quartos para as crianças, cada qual com seu respectivo banheiro. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa unifamiliar em Las Encinas / Vicens + Ramos" [Single-Family Home in Las Encinas / Vicens + Ramos] 22 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602230/casa-unifamiliar-em-las-encinas-slash-vicens-plus-ramos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.