Requalificação Urbana de S. Martinho do Porto / Gonçalo Byrne Arquitectos

Requalificação Urbana de S. Martinho do Porto / Gonçalo Byrne Arquitectos - Imagem 2 de 21Requalificação Urbana de S. Martinho do Porto / Gonçalo Byrne Arquitectos - Imagem 3 de 21Requalificação Urbana de S. Martinho do Porto / Gonçalo Byrne Arquitectos - Imagem 4 de 21Requalificação Urbana de S. Martinho do Porto / Gonçalo Byrne Arquitectos - Imagem 5 de 21Requalificação Urbana de S. Martinho do Porto / Gonçalo Byrne Arquitectos - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Gonçalo Sousa Byrne, João Pedro Falcão de Campos
  • Colaboradores: Ana Moniz, Gabriela Raposo, Isabel Monteiro, José Ricardo Vaz, Luís Cordeiro, Luísa Ramalho, Neuza Talhão, Sofia Saraiva
  • Paisagismo: Marta Byrne
  • Engenharia: A2P – Margarida Oom, Grade Ribeiro, Joule, José Galvão Teles
  • Empreiteiro: Edifer / Costa & Carvalho
  • Cliente: A2P – Margarida Oom, Grade Ribeiro, Joule, José Galvão Teles
  • Cidade: São Martinho do Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Requalificação Urbana de S. Martinho do Porto / Gonçalo Byrne Arquitectos - Imagem 6 de 21
© José Manuel Rodrigues

Do arquiteto: O projeto da Requalificação Urbana de S. Martinho do Porto pretende, num ciclo de 3 fases, contribuir para a valorização e enriquecimento da Vila. Para isso procura conciliar o individual e o colectivo, o novo e o pré-existente. 

Requalificação Urbana de S. Martinho do Porto / Gonçalo Byrne Arquitectos - Imagem 18 de 21
Plantas

Com a intenção de vencer a barreira entre a cota baixa da vila e a cota alta do centro histórico, foi projetado um elevador panorâmico. Espaço vazio, corpo atravessado verticalmente por dois elementos transparentes de circulação, ambos públicos e privados, rompem a cobertura do edifício deixando-nos pousar nas diferentes praças da encosta.

Requalificação Urbana de S. Martinho do Porto / Gonçalo Byrne Arquitectos - Imagem 2 de 21
© José Manuel Rodrigues

O Largo José Bento da Silva, espaço miradouro com vista privilegiada sobre a baía, comunica com a cota do mar e com a vila através de uma sucessão de espaços que descem a encosta proporcionando praças, pausas e olhares.

Requalificação Urbana de S. Martinho do Porto / Gonçalo Byrne Arquitectos - Imagem 20 de 21
Plantas

O posto de turismo é livre e polivalente, agregando vários valores na sua pequena área, desde espaço expositivo, de reunião e de informação.

Requalificação Urbana de S. Martinho do Porto / Gonçalo Byrne Arquitectos - Imagem 3 de 21
© José Manuel Rodrigues

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2460-654 São Martinho do Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Requalificação Urbana de S. Martinho do Porto / Gonçalo Byrne Arquitectos" [Urban Requalification of S. Martinho do Porto / Gonçalo Byrne Arquitectos] 21 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602202/requalificacao-urbana-de-s-martinho-do-porto-slash-goncalo-byrne-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.