Sede do Departamento de Saúde de Bilbao / Coll-Barreu Arquitectos

Sede do Departamento de Saúde de Bilbao / Coll-Barreu Arquitectos - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Coll-Barreu Arquitectos; Coll-Barreu Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8802
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Guardian Glass
  • Colaboradores: Fernando de la Maza, Jorge Bilbao Barinaga, Pablo Castro, Gorka García, Borja Aróstegui
  • Arquitetos Responsáveis: Juan Coll-Barreu, Daniel Gutiérrez Zarza
  • Cidade: Bilbao
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Coll-Barreu Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede do Departamento de Saúde do País Basco se localiza no último terreno a ser ocupado no centro administrativo de Bilbao. Até antes deste projeto ser iniciado, a instituição sofria com o aumento do número de funcionários e estava fragmentada em diversos edifícios espalhados pela cidade, dificilmente reconhecíveis pela população. O objetivo do novo edifício é, então, reunir os funcionários em um lugar reconhecível, buscando aumentar a eficiência dos serviços e criar uma identidade para a corporação. 

Cortesia de Coll-Barreu Arquitectos

O terreno se localiza em um cruzamento de duas importantes ruas do bairro Ensanche. As leis municipais são bastante rígidas e obrigam a repetição da silhueta das empenas vizinhas. 

Cortesia de Coll-Barreu Arquitectos

As dobras na envoltória proporcionam múltiplas visuais a partir do interior, tanto para as ruas quanto para a paisagem urbana mais distante - uma estratégia para incorporar a vitalidade da cidade dentro do edifício.

Cortesia de Coll-Barreu Arquitectos

A fachada dupla oferece uma solução às questões energéticas, acústicas e de proteção contra incêndios. Esta estratégia torna desnecessária a instalação de sistemas convencionais de ar-condicionado e forros falsos. 

Cortesia de Coll-Barreu Arquitectos

A fachada é um verdadeiro sistema que, ao  invés de simplesmente delimitar o edifício e separá-lo do meio urbano, age como um articulador da vida social do edifício e do entorno. 

Planta do térreo

O edifício concentra os serviços e as circulações em uma espinha vertical anexada à porção mais longa do bloco, com as áreas de trabalho se beneficiando da permeabilidade do volume construído. O projeto enfatiza o limiar entre o público e o privado, como se estivéssemos na porta de entrada de nossa casa - se olhamos para frente, vemos a rua, ao voltar-nos para trás, o lar.  

Cortesia de Coll-Barreu Arquitectos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bilbao, País Basco, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede do Departamento de Saúde de Bilbao / Coll-Barreu Arquitectos" [Health Department Headquarters in Bilbao / Coll-Barreu Arquitectos] 16 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601651/sede-do-departamento-de-saude-de-bilbao-slash-coll-barreu-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.