Casa Lopez Lujano / Oficina 3

Casa Lopez Lujano  / Oficina 3 - Imagem 2 de 16Casa Lopez Lujano  / Oficina 3 - Imagem 3 de 16Casa Lopez Lujano  / Oficina 3 - Imagem 4 de 16Casa Lopez Lujano  / Oficina 3 - Imagem 5 de 16Casa Lopez Lujano  / Oficina 3 - Mais Imagens+ 11

Tijuana, México
  • Arquitetos: Oficina 3
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  290
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Equipe De Projeto: Omar J. Bernal, Daniel Carrillo
  • Agradecimentos Especiais: Javier López & Martha Lujano
  • Colaboração Especial: Ivette Rámirez Jaime
  • área Do Terreno: 419.90m²
  • Cidade: Tijuana
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Lopez Lujano  / Oficina 3 - Imagem 8 de 16
© Carlos Varela and Oficina 3

Descrição enviada pela equipe de projeto. Solicitação dos Proprietários:

Os proprietários estavam muito preocupados com o meio ambiente, especialmente sobre a eficiência energética e de recursos. Eles queriam manter sua privacidade, mas também nos direcionaram a providenciar um projeto aberto, repleto de luz, que respondesse ao terreno ao inclinado.

Casa Lopez Lujano  / Oficina 3 - Imagem 15 de 16
Corte Longitudinal

Objetivos na Concepção deste Projeto:

Baixo Custo + Eficiência de Recursos + Modularidade + Conteúdo Reciclado + Abertura Direcionada

A resposta de design neste projeto construído, como determinado pelos proprietários, é de desvincular a sua co-dependência em fontes de energia externos, será fornecer a si mesmos energia através da luz solar, água cinzenta será reutilizada, o jardim controlado naturalmente age como um sistema de captação de águas pluviais, para serem utilizadas no cultivo de vegetais e outras plantas. 

Casa Lopez Lujano  / Oficina 3 - Imagem 2 de 16
© Carlos Varela and Oficina 3

Para garantir a privacidade, trazer a luz para o interior enquanto se minimiza o ganho de calor solar, e providenciar uma conexão com a natureza, nós direcionamos uma grande parede de janelas para o norte onde está o quintal, inclinando o teto da grande sala para aumentar a entrada de luz e conectar com a natureza naquele espaço. O teto inclinado também fornece uma superfície onde o sistema de painéis fotovoltáicos de 13.4 kW pode ser montado. As outras fachadas possuem janelas menores que maximizam a luminosidade ao mesmo tempo que ajudam na privacidade.

Casa Lopez Lujano  / Oficina 3 - Imagem 10 de 16
© Carlos Varela and Oficina 3

Os seguintes pontos foram aplicados como conceitos básicos para nosso projeto.

Baixo Custo

Com a utilização destes componentes, material residual vindo de processos pós-industriais, há uma redução no custo e se dá ao projeto da edificação uma estética determinada pelas propriedades físicas de seu estado natural. A eficiência dessas técnicas dependem da capacidade de diferenciar o que é material residual que pode ser recuperado e reutilizado para garantir uma eficiência máxima na sua utilização.

Casa Lopez Lujano  / Oficina 3 - Imagem 16 de 16
Planta-Baixa

Recuperação + Logística + Aplicação = Reutilização

Conteúdo Reutilizado e Reciclado.

O que é mais importante sobre este material residual é o quão bem feito ele é. Principalmente por causa da sua produção em massa para as condições de automação indistrial. Todo material reutilizado, recuperado ou remanufaturado, material considerado lixo, passa através de um processo de renovação, ou pode ser submetido a alguma forma de manipulação ou tratamento para assim atingir, qualidade e funcionalidade.

Casa Lopez Lujano  / Oficina 3 - Imagem 12 de 16
© Carlos Varela and Oficina 3

Forma + Conceitos Estruturais

Uma estrutura interna de blocos de alvenaria de concreto, construída no próprio terreno, conectada por uma quantidade de anéis estruturais e lajes, define a morfologia central da edificação, outras peças arquitetônicas ou componentes de construção são incorporados como paredes, revestimentos e invólucros ou pele, este último, uma parte importante do funcionamento interno da residência.

Casa Lopez Lujano  / Oficina 3 - Imagem 13 de 16
Planta-Baixa

Invólucro

Por uma utilização contínua e controlada de recursos. Nós fomos em direção a facbicação desta membrana de madeira.

Casa Lopez Lujano  / Oficina 3 - Imagem 4 de 16
© Carlos Varela and Oficina 3

Construída principalmente com madeira reutilizada de outros processos construtivos e madeira descartada de fábricas locais, assistida por uma estrutura de metal perfurado em volta de sua superfície, ambos funcionam como uma barreira térmica. O invólucro emblemático (pele) age como uma camada exterior que serve como mediador entre a edificação e seu entorno.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Lopez Lujano / Oficina 3" [Lopez Lujano House / Oficina 3] 14 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601633/casa-lopez-lujano-oficina-3> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.