Residência 53 / Imativa Arquitectos

Residência 53 / Imativa Arquitectos - Mais Imagens+ 29

Hermosillo, México
  • Arquitetos: Imativa Arquitectos; Imativa Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  666
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Antolini Luigi, Atika, Cemento Gris, Cemex, Electric Monogram, Helvex, Panel Rey, Pierinelli, Solatube, Tecnolite, VALVO, Western Window Systems
  • Construção: Constructora Elga
  • Supervisão Arquitetônica: Imativa Arquitectos
  • Design De Interiores: Imativa Arquitectos, Grupo Elga
  • Iluminação: D’Luz Iluminación
  • Carpenteria: Abraham Carrizoza
  • Pisos De Madera: Aello Hardwood Floors
  • Canceleria: L’Porta
  • Cidade: Hermosillo
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. La primera actividad que se tuvo que realizar al recibir la invitación para este proyecto fue hacer un recorrido por el terreno donde se aclararon y advirtieron las características topográficas del lugar. El predio contaba dos posibilidades de acceso en sus colindancias a calles con una diferencia más de 5 metros entre ellos. Esta fue la primera pauta a resolver para acomodar las actividades y circulaciones de la casa, concluyendo en tres niveles que dividen claramente los  espacios según la actividad: servicio, social y privado.

Plantas

Residência 53 / Imativa Arquitectos - Mais Imagens+ 29

A primeira atividade realizada após o convite para este projeto foi o reconhecimento do terreno onde as características topográficas do local foram aclaradas e alertadas. O edifício tinha duas possibilidades de acesso do seu entorno até as ruas com uma diferença de mais de 5 metros entre eles. Esta foi a primeira diretriz a ser resolvida para acomodar as atividades e circulações da casa, terminando em três níveis que dividem claramente os espaços por suas atividades: serviços, sociais e privadas.

© Saúl Sadam Durazo (Sonora Pontiak)
© Saúl Sadam Durazo (Sonora Pontiak)

O segundo desafio foi o de aproveitar ao máximo as orientações disponíveis, para o qual foi realizado um estudo no local dos níveis, iluminação e vistas panorâmicas que existiam, a partir de onde foram propostas as janelas que iluminam naturalmente cada canto habitável propor e dar pontos de vista interessantes aos habitantes. O aspecto formal sugere uma geometria ortogonal onde o jogo de adição e subtração de planos e volumes conclui a interpretação de um envólucro que destaca a função da casa.

Croquis

Para o acabamento das paredes se propõe uma base de cor branca combinada com concreto, pedra, metal e madeira. Os mesmos materiais que se aplica em pisos e telhados. A transparência no manuseio das janelas exige uma proposta precisa de iluminação onde a atividade e os ambientes definem os princípios da solução considerada. Os jardins são parte do projeto, a fim de conviver na vista, transições e permanência dos moradores.

© Saúl Sadam Durazo (Sonora Pontiak)
© Saúl Sadam Durazo (Sonora Pontiak)

O projeto tem uma segunda fase, que surgiu a partir da necessidade de uma área para visitantes, em que o espaço é aproveitado e onde se localiza uma área social com piscina integrada ao projeto original. A topografia do terreno foi novamente aproveitada para gerar diferentes espaços em diferentes níveis onde várias atividades são executadas.

O projeto Residência 53 é, em suma, uma casa onde a família participa e desenvolve a essência do lugar, o principal papel do Imativa Arquitectos era interpretar e converter suas aspirações em projeto, técnica, tecnologia e execução.

© Saúl Sadam Durazo (Sonora Pontiak)

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência 53 / Imativa Arquitectos" [Residencia 53 / Imativa Arquitectos] 09 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601532/residencia-r35-slash-imativa-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.