Ágora Szeged / BAHCS architects

Ágora Szeged / BAHCS architects - Imagem 2 de 37Ágora Szeged / BAHCS architects - Imagem 3 de 37Ágora Szeged / BAHCS architects - Imagem 4 de 37Ágora Szeged / BAHCS architects - Imagem 5 de 37Ágora Szeged / BAHCS architects - Mais Imagens+ 32

Ágora Szeged / BAHCS architects - Imagem 6 de 37
© Zsolt Frikker

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa arquitetônico do projeto Ágora - um centro para a promoção da inovação local - manifesta-se em uma edificação que une quatro diferentes funções, três das quais estão ligadas à ciência e pesquisa: exposição da História da Ciência da Computação, Informatorium (espaço de demonstração do que há de mais novo na tecnologia da informação) e um laboratório de demonstração que apresenta experimentos em biofísica. Nosso cliente decidiu adicionar o centro de juventude da cidade ao programa, bem como no sentido de introduzir a nova geração como o principal público alvo para o mundo da ciência e da tecnologia.

Ágora Szeged / BAHCS architects - Imagem 7 de 37
© Andras Bager

Funcionamento de uma consciência ambiental foi considerado como norma arquitetônica básica para a edificação, integrada no programa como uma plataforma para o aprendizado e pesquisa. Além de empregar a tecnologia mais recente de construção, o volume arquitetônico também foi desenvolvido de modo a utilizar a energia de forma eficiente. O volume compacto do edifício diminui as superfícies de refrigeração e fachada principal, o lado sul contém amplas aberturas envidraçadas que ajudam no aquecimento do interior com o uso da luz solar. Os corredores no interior foram projetados de forma a poupar espaço, também a fim de diminuir os espaços interiores que precisem de aquecimento. A principal área representativa está do lado de fora do edifício em forma de ágora, um espaço público pacífico ao ar livre.

Ágora Szeged / BAHCS architects - Imagem 8 de 37
© Zsolt Frikker

O local de construção, um ex-bloco industrial na borda do centro da cidade, cercado por fronteiras fragmentadas imóveis, está escondido das ruas próximas. Projetar um enorme edifício público em um ponto quase completamente invisível do lado de fora é uma tarefa controversa. Inicialmente, o concurso de arquitectura considerou chamar o projeto de "Palácio das Maravilhas". Decidimos analisar a segunda palavra, 'Palácio'; e proceder ao longo da tipologia arquitetônica de palácios: a situação fechada corresponde a uma fortaleza, o edifício dentro do bloco é como um palácio dentro do forte, onde a área representativa principal é o pátio. O processo de projeto dos volumes da edificação procedeu simultaneamente com a análise da organização dos espaços vazios resultantes, e o desenvolvimento da textura da área urbana. Na área residencial, os edifícios existentes definem pátios com boas proporções. O design continua esta tendência, ampliando a rede de pátios.

Ágora Szeged / BAHCS architects - Imagem 9 de 37
© Zsolt Frikker

O prédio principal de quatro andares, com o formato de letra T, divide o local em duas partes. O lado sul está a ágora representativa, e do lado norte é um parque de estacionamento com uma área para desenvolvimento. O nosso edifício abre-se para as ruas próximas, em três pontos. A entrada sul é a mais enfática. Entrando nesta entrada principal, chegamos a um pátio de reunião que leva ao pátio principal, onde a torre mostra a direção a seguir. A torre, mantendo a atmosfera da antiga área industrial, é uma estrutura de treliça de concreto in-situ com lona esticada em suas superfícies, atuando como um funil de ar gravitacional que ajuda a ventillation natural do pátio. Ao lado da torre foi estabelecido um restaurante / café, o que cria uma ligação funcional entre o pátio de entrada e a ágora.

Ágora Szeged / BAHCS architects - Imagem 10 de 37
© Zsolt Frikker

A ágora é um novo espaço público representativo para a cidade. A divisão por grelhas da fachada principal funciona como uma tela analógica, cujos 'pixels' mostram a atividade acontecendo no prédio. Do lado de dentro, as aberturas permitem que o espaço da ágora se ligue visualmente com o interior. A ágora com sua torre e morro geométrico também oferece muitos pontos de vista interessantes a partir do interior. As revelações coloridas da fachada principal em grelha enfatizam seu caráter espacial. Uma interação analógica evolui entre o espectador e o edifício enquanto a movimentação do ponto de vista muda a aparência visual da fachada. A "suavidade" do morro compensa as arestas duras da fachada-grelha; sua formação geométrica fornece uma transição entre a superfície pavimentada da ágora e do telhado-jardim do estacionamento. A face ondulada do morro é um lugar ideal para as crianças de uma cidade plana para brincar.

Ágora Szeged / BAHCS architects - Imagem 21 de 37
© Zsolt Frikker

A área no pavimento térreo conecta com o exterior de maneira mais ampla possível, assim promovendo uma conexão entre o espaço ágora e o pátio norte. Em contraste com as novas características arquitetônicas do lado sul, a fachada norte do edifício assimila as estruturas originais restantes no quintal norte. No centro deste pátio, também tratada como uma área de desenvolvimento, ergue-se um edifício característica em torre, que antigamente funcionava como um silo de serragem. O renovado edifício-escritório do antigo bloco industrial, agora o departamento de administração do Agora, conecta-se ao edifício principal, com uma ponte.

Ágora Szeged / BAHCS architects - Imagem 29 de 37
© Zsolt Frikker

O horizontalmente esticado espaço de dupla face conecta a dois auditórios, cuja cobertura de painél de madeira forma um contraste com os corredores iluminados. O centro de juventude, que ocupa todo o primeiro andar tem uma entrada secundária alternativa da colina geométrica. O segundo e terceiro andares, onde se situam todas as funções científicas, abrem-se a partir da escadaria central. Estes espaços, versatilmente ligados uns aos outros, são adequados para uma vasta gama de eventos. A ala oeste contém uma exposição da História da Ciência da Computação, um espaço de dois andares, com uma escada dupla em espiral no centro. O salão longitudinal do Informatorium, uma exposição das mais recentes tecnologias de informação, mostra uma perspectiva para o futuro em um sentido arquitetônico. A parede de altura dupla do Informatorium é utilizada como uma gigantesca superfície de projeção.

Ágora Szeged / BAHCS architects - Imagem 30 de 37
Planta-Baixa Primeiro Andar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Szeged, Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ágora Szeged / BAHCS architects" [Agora Szeged / BAHCS architects] 28 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601317/agora-szeged-slash-bahcs-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.