Museu da História de Marselha / Carta Associés

Museu da História de Marselha / Carta Associés - Mais Imagens+ 12

© Carta Associés / Studio Adeline Rispal - photo Serge Demailly

Descrição enviada pela equipe de projeto. O sítio arqueológico do antigo porto, localizado na parte de trás do Vieux-Port de Marselha, oferece provas materiais das origens gregas da cidade que datam de 600 AC. Em 1967, durante obras de reformas ocorridas no distrito da Bourse, escavações arqueológicas revelaram o antigo porto de Marselha, juntamente com uma necrópolis e trechos de muralhas que datam do período grego, além de um cais, uma bacia de água doce e uma passagem pavimentada que são do período romano. Um museu integrado ao jardim sob um Shopping foi inaugurado em 1983.

© Carta Associés / Studio Adeline Rispal - photo Serge Demailly

O projeto para a reforma e ampliação do museu lançado pelas autoridades de Marselha dizia respeito à reestruturação espacial de uma superfície de 6.300 metros quadrados. Essa metragem incorporava 3.380 metros quadrados de espaços para exposições permanentes ampliados por sobre a base desocupada do Centre Méditerranéen du Commerce International (CMCI), que está ao norte logo anexo ao terreno.

© Carta Associés / Studio Adeline Rispal - photo Serge Demailly

Agora os visitantes podem escolher entre duas entradas para o museu: uma delas que dá na área de recepção e a loja do museu a partir de uma galeria no Shopping; a outra dá em outra área de recepção e bilheteria acessíveis a partir da rota de acesso para pedestres do Shopping, conectada à Rue Henri-Barbusse, ao sul do terreno. Esse hall do jardim do segundo andar, conectado ao primeiro por escadas e elevador, dá acesso ao jardim arqueológico, a entrada às salas de exibições permanentes, salas de exibições temporárias e o auditório. Esta coabitação improvável entre um museu e um centro comercial representa uma tremenda oportunidade para o museu, já que tende a atrair novos visitantes dada a sua maior visibilidade a partir do Shopping.

© Carta Associés / Studio Adeline Rispal - photo Serge Demailly

Também não se deve ser esquecido que o antigo porto e o centro comercial são os dois pontos centrais para a troca de mercadorias. O sítio arqueológico é um objeto excepcional por si só, posicionado no centro do layout do museu. A fachada que envolve seus três lados se destaca de seu contexto arquitetônico (Bourse shopping centre, CMCI e blocos de apartamentos) e confere ao complexo do museu um alto grau de visibilidade.

© Carta Associés / Studio Adeline Rispal - photo Serge Demailly

A rota de acesso de pedestres posicionado no nível urbano existente (CoursBelsunce, Bourse shopping centre) foi renovado e incorporado ao museu. Se tornou o acesso principal e possui vistas por sobre o jardim arqueológico, bastante similar à um porto elevado por sobre a água e servindo às diferentes funções de porto. A partir do interior, a fachada da nova rota de acesso parece colocar o jardim numa espécie de vitrine, permitindo que seus mistérios sejam melhor vistos e entendidos.

Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Marselha, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu da História de Marselha / Carta Associés" [The Marseille History Museum / Carta Associés] 01 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/177459/museu-da-historia-de-marselha-slash-carta-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.