
-
Arquitetos: A-Lab
- Área: 4300 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ski+Aerial's, Jean Pierre Mesinele, Solon Property
-
Fabricantes: AutoDesk, Carl Stahl Architektur, Dalux, Flos, Lian, Loro, STENI, Sigdal

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ski Tower é uma das quatro torres do Magasinparken, em Ski, nos arredores de Oslo. O empreendimento é desenvolvido pela Solon Eiendom AS, responsável pela criação desse novo distrito urbano em Ski, regulamentado pelo Code Arkitekter/Civitas, que totaliza mais de 400 apartamentos localizados nas proximidades do novo hub ferroviário da estação Ski, na linha Follo. A A-lab é um dos escritórios convidados a projetar um dos quatro edifícios pontuais que circundam os antigos edifícios Magasin tombados — anteriormente uma área militar — e as novas “vilas urbanas”. Esses edifícios pontuais se distribuem em direção ao sudoeste, articulados por agradáveis espaços ao ar livre projetados por Dronninga Landskap. Os demais edifícios pontuais foram projetados pelos escritórios de arquitetura Reilulf Ramstad, R21 e Code.

A Ski Tower, projetada por A-lab, destaca-se por uma estrutura externa que envolve todo o edifício, conferindo-lhe uma expressão orgânica e suave, sem uma distinção clara entre frente e verso. O edifício possui nove pavimentos e abriga de quatro a seis apartamentos por andar, dependendo do nível, com terraços privativos na cobertura. A edificação é composta por duas camadas: uma fachada interna em madeira de tom quente, envolvida por uma camada externa em forma de grade. Esse “exoesqueleto” cria um espaço intermediário entre a fachada e o exterior, onde se configuram áreas externas privativas como extensões da sala de estar e/ou da cozinha.

A superfície da estrutura externa é revestida com pedra olivina moída, material que possui a propriedade natural de absorver CO2. Dessa forma, as áreas externas são emolduradas por um elemento que atua como um purificador de ar natural. A grade apresenta uma estrutura aparentemente aleatória, com nichos que se projetam de maneira irregular ao longo de todos os pavimentos. Esses nichos são posicionados de acordo com o desenho dos diferentes apartamentos, criando configurações espaciais internas interessantes e funcionando também como divisórias entre os diversos pátios.

Quatro shafts de luz pertencentes aos apartamentos da cobertura se projetam acima do telhado e do exoesqueleto, formando um coroamento vertical distinto para o edifício. A Ski Tower é orientada para o sudeste, e a luz natural que penetra pelos shafts inclinados ilumina as mesas de jantar ao longo do dia, conferindo ao edifício uma identidade singular e proporcionando, à noite, a vista das estrelas.
























