Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes

Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Fotografia de Interiores, Cozinha, MadeiraComplexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Fotografia de InterioresComplexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Fotografia de ExteriorComplexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Fotografia de InterioresComplexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Mais Imagens+ 46

Tremblay-en-France, França
  • Equipe De Projeto: Warren Lepolard, Ersi Hoxha, Philippe Souaid
  • Cliente: City of Tremblay-en-France
  • Cidade: Tremblay-en-France
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Imagem 6 de 51
© Vladimir de Mollerat du Jeu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Gaëtan Le Penhuel Architectes & Associés concluiu o complexo escolar Simone Veil, em Tremblay-en-France. A instalação materializa a abordagem do escritório para a transformação sustentável dos espaços educacionais em resposta à emergência climática. Evitando a padronização e reinterpretando o conceito de “casa escolar”, o projeto foi premiado com o Équerre d’Argent 2025, em novembro.

Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Fotografia de Exterior, Madeira
© Vladimir de Mollerat du Jeu

Localizado em uma área tranquila de residências unifamiliares no lado sul do município, o grupo escolar Simone Veil abriga oito salas de aula, uma sala multiuso, um restaurante escolar, uma área administrativa e um apartamento para o zelador. Na cobertura, um campo de jogos é compartilhado com associações do bairro.

Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Imagem 37 de 51
Planta - Térreo 1.500
Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Fotografia de Interiores
© Vladimir de Mollerat du Jeu
Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Vladimir de Mollerat du Jeu

A proposta do município buscava substituir o conceito tradicional de “centro de lazer”, destinado ao acolhimento de crianças fora do horário escolar, por salas de aula ampliadas e áreas comuns compartilhadas. Assim, todos os espaços da escola passaram a ser utilizados tanto por alunos quanto por crianças da pré-escola. O objetivo foi manter a mesma área construída, criando ao mesmo tempo uma instalação mais generosa, confortável e modular.

Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Fotografia de Interiores
© Vladimir de Mollerat du Jeu

HABITANDO ÁREAS COMUNS
O hall da escola ocupa o coração da instituição. Orientado no eixo norte–sul, ele atende a todo o conjunto, estendendo-se até o parque infantil. Mais do que uma simples área pública, foi concebido como um verdadeiro espaço de convivência, favorável a múltiplas formas de aprendizado e troca. Três salas, com disposições variadas, ampliam as possibilidades de apropriação e incentivam métodos diversificados de ensino e aprendizagem.

Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Imagem 22 de 51
© Vladimir de Mollerat du Jeu

A "rua" das salas de aula atravessa toda a instalação de leste a oeste, constituindo um segundo eixo estruturador da escola. Dividido em duas partes pela área de jogos interna, cada segmento é pontuado por quatro salas de aula e pátios. Na entrada de cada sala há um hall com roupeiro, além de suportes para jogos, que podem ser utilizados tanto para atividades pedagógicas quanto recreativas.

Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Fotografia de Interiores, Madeira
© Vladimir de Mollerat du Jeu

No cruzamento dos dois eixos que estruturam a escola, uma ampla área interna de jogos configura-se como o verdadeiro centro do estabelecimento, ampliando o leque de usos possíveis. Esse espaço multiuso pode ser utilizado pela manhã e à noite para acolher crianças da pré-escola, complementando as salas multiuso e de motricidade. Em períodos de chuva intensa, funciona como extensão do parque infantil externo, além de poder receber exposições e apresentações.

Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Imagem 14 de 51
© Vladimir de Mollerat du Jeu

SALAS DE AULA MULTIUSO
As salas de aula com dupla orientação beneficiam-se de múltiplas entradas de luz natural e de excelente ventilação. Implantadas entre pátios ao norte e o parque infantil ao sul, oferecem atmosferas distintas dentro de um mesmo ambiente. Ao norte, a luz filtrada pelos pátios ilumina um espaço compartilhado em madeira, localizado entre duas salas, que promove uma atmosfera mais tranquila e serena. Ao sul, o volume principal das salas, com vista direta para o parque infantil, assume um caráter mais coletivo. Cada sala de aula conta ainda com uma área de jogos “privativa”, visualmente conectada ao parque “comum”.

Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Imagem 13 de 51
© Vladimir de Mollerat du Jeu

Essa área sombreada qualifica os fluxos entre interior e exterior, configurando-se como uma extensão das salas de aula. O parque infantil, localizado ao sul e protegido por uma fileira de árvores, é compartilhado pelas turmas da educação infantil e do ensino fundamental. O verdadeiro espaço verde, constitui um cenário ideal para a descoberta da natureza e para atividades lúdicas ao ar livre. Um espaço dedicado à biodiversidade, implantado na cobertura, complementa as áreas externas disponíveis: inclui canteiros para o cultivo de vegetais e grandes mesas de piquenique, favorecendo práticas pedagógicas relacionadas ao mundo natural. Por fim, o campo de jogos também estará acessível durante os horários de recreio, incentivando a prática de atividades físicas.

Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Fotografia de Interiores, Madeira
© Vladimir de Mollerat du Jeu

RESPEITANDO O MEIO AMBIENTE
Por definição, um edifício escolar deve tornar visível seu compromisso com o meio ambiente. Esse princípio orientou o projeto tanto na escolha dos materiais quanto no funcionamento da edificação. As fachadas autoportantes em pedra provêm da pedreira de Bonneuil-en-Valois, localizada a menos de 60 km do canteiro de obras. Sua espessura garante a inércia térmica do edifício e, ao mesmo tempo, valoriza os volumes esculpidos do conjunto. Entre as salas de aula, tijolos de terra crua são associados à estrutura de madeira, reforçando a presença e a legibilidade de materiais naturais e de origem biológica na construção.

Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Fotografia de Interiores, Madeira
© Vladimir de Mollerat du Jeu
Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Cadeira
© Vladimir de Mollerat du Jeu

Os pátios qualificam e pontuam as áreas comuns de modo que todos os espaços do projeto se beneficiem de abundante iluminação natural, ventilação cruzada e níveis confortáveis de umidade. Sua implantação favorece a ventilação natural tanto das áreas destinadas às crianças quanto dos espaços coletivos, que passam a se configurar como verdadeiros ambientes de aprendizagem. A cobertura da área esportiva é equipada com painéis fotovoltaicos que produzem mais energia do que o edifício consome. Já o restante do telhado é ajardinado, contribuindo para o desempenho térmico, a retenção integral das águas pluviais e oferecendo vistas qualificadas.

Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes - Fotografia de Exterior
© Vladimir de Mollerat du Jeu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Escolar Simone Veil / Gaetan Le Penhuel Architectes" [Simone Veil School Complex Tremblay-en-France / Gaetan Le Penhuel Architectes] 22 Dez 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1037072/complexo-escolar-simone-veil-gaetan-le-penhuel-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.