
-
Arquitetos: Spacegram
- Área: 160 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Matilde Travassos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto residencial ESTRELA tem algumas particularidades extraordinárias e singularidades em todas as formas e texturas, e tem uma localização privilegiada na cidade de Lisboa, junto à Residência do Primeiro Ministro Português.


Toda a história singular da transformação de um antigo escritório num apartamento cheio de luz e com uma quase "coreografia" inter-espacial, desenvolve uma ideia primária que parte da vontade de criar uma amplitude e horizonte onde antes existia apenas divisão e compartamentalização.

O projecto criou uma base estrutural que tem a curva e o ângulo como alicerces estruturais, e que tem um elemento de hide&seek, e algo muito lúdico, como eixo e código visual central.

A transformação de algo cinzento e com um profundo arquétipo corporativo, com mobiliário pesado (quase como uma capa de poeira do tempo), em algo profundamente amplo e adaptado às rotinas diárias de uma família, representa a grande capacidade transformativa de quebrar "linhas" onde ninguém via potencial criativo.



O projecto ESTRELA reflecte por isso uma releitura de algo que muitos consideraram "datado", e o nosso Studio considerou como uma "folha" onde algo se podia desenhar de profundamente singular, não como mero. exercício abstracto, mas como vontade férrea de criar habitabilidade onde antes existia trabalho no horário, um quase 9 to 5.
Essa "fantasia" permitiu criar um apartamento extraordinário com elementos surpresa (como a "ilha" em cores e texturas constrastantes da cozinha e os ambientes quase cinematográficos dos banhos), que resulta de forma muito particular porque se adapta e recria constantemente, e porque nunca perde o seu lado "playful".

Essa noção de inesperado e inusitado marcam o apartamento, e o nosso Studio. Esse diálogo é a chave para entender o projecto.
























