
-
Arquitetos: Disbrow Iannuzzi
- Área: 400 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Round Three Photography
-
Fabricantes: Astria, Brizo Kitchen and Bath, Fisher & Paykel, ILVE, Kohler, Marvin, Nakamoto Forestry North America, Rais


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Hillsdale, MI, a Baw Beese é um refúgio de férias à beira do lago para várias gerações. O projeto é uma resposta contextual às condições sociais, familiares, comunitárias, econômicas e de saúde, permitindo que integrantes de diferentes idades ocupem o lugar juntos ou separadamente ao longo de muitos anos. A casa à beira do lago é composta por três áreas de estar distintas, capazes de operar de forma independente ou em conjunto, conforme os membros da família presentes em cada momento.

A casa é dividida em quatro volumes menores para minimizar seu impacto visual e escala geral. Além da garagem, cada um deles funciona como uma cabana individual e pode ser habitado individualmente ou em qualquer combinação. O volume dedicado à matriarca da família abriga uma kitchenette integrada à área de estar, além de quarto, banheiro e espaço de armazenamento com vista para o Lago Baw Beese. Dessa forma, ela pode visitar e ocupar a casa sem precisar abrir nenhuma das outras partes.

Da mesma forma, há um volume dedicado à jovem família de quatro pessoas da filha, com dois quartos, dois banheiros e áreas de armazenamento. O terceiro — e maior — volume concentra a cozinha principal e as áreas de estar, incorporando ainda uma suíte para hóspedes e um espaço de trabalho em mezanino. Embora esse volume de habitação e trabalho possa funcionar de forma independente, ele costuma ser apreciado como o espaço central de convivência quando todos os membros da família e seus amigos estão presentes na mesma ocasião.


Corredores de vidro conectam os volumes, formando espaços de transição iluminados. Com foco na permanência no local à medida que se envelhece, a estrutura mantém um único nível entre todos os volumes, fazendo com que a casa pareça flutuar acima do solo, enquanto os contornos naturais do terreno descem em direção ao Lago Baw Beese.

A estrutura foi posicionada para causar impacto mínimo no solo e manter uma pegada de carbono reduzida. O aquecimento radiante hidrônico no piso de concreto funciona como uma bateria térmica, eliminando a necessidade de instalações a gás, enquanto o concreto polido reduz intervenções visuais e dispensa acabamentos adicionais. A lã isolante de alto desempenho e não tóxica controla a umidade e regula a temperatura nas paredes, que recebem um revestimento de madeira shou sugi ban (carbonização) de origem sustentável.

Um telhado de aço “quente”, com costura aparente, oferece uma solução de baixa manutenção adequada à casa remota, enquanto janelas de alto desempenho completam o conjunto de detalhes inovadores. O resultado é um volume com ótima qualidade do ar interno, altamente funcional, independentemente do número de membros da família ou convidados que estejam passando o fim de semana.























