
-
Arquitetos: Di Frenna Arquitectos
- Área: 668 m²
- Ano: 2024
-
Fabricantes: Holcim

Descrição enviada pela equipe de projeto. A entrada da Casa Akama é precedida pela presença de uma árvore imponente. Sua escala, sua idade e a forma como se ergue obrigam a levantar a visão, a fazer uma pausa. Ao lado, os primeiros corpos d'água refletem a luz e o movimento dos ramos, antecipando algo que se repetirá mais adiante: a água aparece em momentos chave, marcando pausas e gerando certa calma no percurso.

O hall de entrada é um volume generoso de pé-direito duplo. Sua estrutura aberta permite que a sombra e o verde passem através, como se a casa interrompesse o que já acontece no terreno. No percurso pela casa é possível tocar o concreto aparente das paredes. Poroso e levemente irregular: sua textura fala do processo construtivo e responde com frescor ao clima do lugar.

Cruza-se então uma ponte, que adiante conecta os quartos do pavimento superior; ao atravessá-la, o ambiente se expande rumo à sala, um novo pé-direito duplo que intensifica a chegada da luz natural. As vigas de aço, em negro, cadenciam a estrutura, enquanto as janelas devolvem o cenário externo — folhas, sombras e um céu em constante mutação. Não há tentativa de separar interior e exterior: a casa permite que se misturem; os limites se dissolvem e a paisagem passa a integrar o próprio espaço interno.

A planta baixa se desdobra em duas alas. De um lado, a cozinha e o terraço se integram ao jardim de forma natural, sem hierarquias. O espaço flui sem interrupções, convidando a habitar sem barreiras. Do outro, o quarto principal se torna um espaço mais reservado, quase autônomo. Ele tem seu próprio acesso ao jardim e à piscina, que é o corpo d'água mais extenso da casa.


Na planta superior, uma ponte atravessa o vazio e conecta três quartos e uma sala, cada qual com seu terraço concebido para acolher a luz, o ar e a vegetação. Dali, a vista se insinua entre as copas das árvores, enquanto o som do entorno entra naturalmente, fazendo com que cada espaço se perceba integrado à paisagem de forma direta e serena, sem artifícios.


Os materiais fazem sua parte entrelaçando-se uns com os outros. Sabendo quando sobressair ou quando ceder o lugar ao que o precede: o concreto cinza permite que o verde do entorno ganhe protagonismo. O aço conecta e sustenta com discrição. O vidro amplifica o que há do lado de fora. A pedra, presente nas paredes e pisos exteriores, ancora a casa ao terreno. E a madeira, confere calor, justo onde é necessário.

A Casa Akama é pensada para conviver com seu entorno. Para abrir-se quando necessário, resguardar-se quando é preciso e deixar que o que acontece do lado de fora entre com naturalidade. É um lugar que sabe dialogar com a paisagem, com calma e sem pressa.





















