
-
Arquitetos: MD41
- Área: 750 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Tobias Kaser
-
Fabricantes: Abitec, Esse-Ci, Pontarolo Engineering

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Noventa Vicentina, um novo jardim de infância reinventa a experiência educativa, transformando a arquitetura em aliada do crescimento e da descoberta. Realizado com apoio de recursos do PNRR, o edifício ocupa um terreno de 2.300 m², com 750 m² de área construída. Seu volume compacto, porém generoso, é orientado para o amplo jardim leste — o verdadeiro coração verde da escola.

A fachada externa, pintada em um azul vibrante, estabelece um diálogo com o céu e com a paisagem ao redor, enquanto os cantos chanfrados criam jogos de luz e sombra ao longo do dia, acrescentando movimento e profundidade à geometria do edifício.

No interior, a planta se organiza em duas grandes áreas funcionais. A primeira reúne os espaços acessíveis ao público, incluindo ateliês flexíveis que também podem receber atividades comunitárias, apoiados por serviços de fácil acesso. A segunda concentra o cotidiano da educação infantil, estruturada em dois núcleos autônomos de salas de aula, cada um equipado com instalações independentes e áreas externas cobertas. Uma sala de descanso e um setor de apoio com depósito e lavanderia completam o programa.


Os corredores amplos e iluminados funcionam como percursos de experimentação — lugares de brincar e de convivência — onde a luz natural entra por grandes aberturas, criando conexões diretas com o jardim e reforçando a continuidade entre interior e exterior.


Marquises e sistemas de sombreamento modulam a incidência solar, garantindo conforto térmico em todas as estações. Tecnologias integradas permitem monitorar continuamente as condições microclimáticas internas, alinhando o edifício aos padrões NZEB. O projeto representa um investimento concreto na qualidade educacional e na sustentabilidade do território, oferecendo uma arquitetura atenta ao bem-estar, à luz natural e à relação com o ambiente. Este jardim de infância não é apenas um edifício, mas uma pequena paisagem educativa onde arquitetura, natureza, cor e pedagogia se entrelaçam, transformando cada dia de aula em uma experiência de descoberta, crescimento e brincadeira.


















