
-
Arquitetos: Bez+Kock Architekten
- Área: 9520 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Brigida González
-
Fabricantes: Artigo, Cinca, EVVA, Eco, Euval, Gerflor, Pagolux Interieur GmbH, Zehnder

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício do Auditório e o Laboratório de Logística completam o núcleo histórico da Universidade de Ciências Aplicadas de Geisenheim, que tem origem no antigo Instituto Real Prussiano de Fruticultura e Vitivinicultura, fundado em 1872. Hoje, é ali que a nova geração de enólogos recebe formação teórica e prática. Juntos, o edifício de auditórios e o laboratório de logística marcam a entrada do campus leste da universidade, reconhecível pela imponente cedra na Von-Lade-Straße.

A entrada coberta do edifício do auditório funciona como uma extensão protegida do foyer voltado para o gramado do campus. A sala de aula principal, com cerca de 700 lugares, acompanha a forte inclinação do terreno, acomodando a arquibancada ascendente. Uma escada aberta, iluminada zenitalmente, leva aos quatro seminários localizados no pavimento superior.

O edifício de logística acompanha a curva da vizinha Falterstraße com um volume escalonado, criando profundidades ideais para as salas de aula de diferentes tamanhos no interior. O andar superior é organizado em três naves, com escritórios distribuídos nos dois lados. A zona central, também escalonada, é interrompida por vazios que conectam os pavimentos verticalmente.


Elementos pré-moldados de concreto, com superfície rugosa obtida por jateamento grosso, definem as bases e lajes dos edifícios. Entre eles, pilastras de madeira espaçadas de forma rigorosa e vedadas com tábuas ligeiramente inclinadas criam um delicado jogo de luz e sombra nas fachadas. No interior, superfícies de madeira aparente e concreto moldado em tábuas reforçam a sensação de autenticidade artesanal, conferida pela materialidade e pela textura dos materiais.

O BTC — Centro de Tecnologia de Bebidas é o componente mais importante da formação prática dos futuros tecnólogos de bebidas da universidade em Geisenheim. O edifício, de caráter “janusiano”, aproveita a forte inclinação do terreno: enquanto o pavimento inferior, voltado ao sul, se abre amigavelmente para a futura praça do campus, o acesso ao hall de produção central é feito pelo lado norte, mais elevado.



Laboratórios, oficinas e escritórios administrativos circundam o hall central em três lados. No centro técnico, todo o processo altamente automatizado de produção de bebidas é ensinado de forma prática — desde a chegada das frutas frescas até a extração de sucos, a destilação de schnapps e o envase e enlatamento das bebidas.

A estrutura de madeira é revestida externamente por painéis de policarbonato, transformando o edifício em uma espécie de lanterna que filtra e difunde a luz natural para o interior. No subsolo, uma vinícola experimental pode ser observada a partir da área de degustação adjacente. Um laboratório sensorial, uma torrefação de café e diversas oficinas completam o programa desse edifício de ensino, que é único na Alemanha. Aqui, madeira e concreto se complementam em seus pontos fortes e limitações — capacidade estrutural, robustez e sustentabilidade — resultando em uma rusticidade contemporânea e marcante.

































