

Descrição enviada pela equipe de projeto. O requerimento consistiu no desenvolvimento de uma casa destinada a funcionar como segunda residência em uma área isolada nas colinas de Papudo, comuna de La Ligua, Chile. A paisagem de suaves elevações e vegetação arbustiva, aliada às vistas para as montanhas do norte, foi tratada como elemento central na concepção do projeto.


Por essa razão, a residência é concebida como um volume em que o setor social — sala de estar e sala de jantar — estabelece um atravessamento visual entre as duas frentes da construção, permitindo que tanto a luz natural quanto os elementos da paisagem penetrem no interior da casa.

Com o propósito de reforçar essa abertura para as montanhas, propõem-se janelas deslizantes, do piso ao teto, capazes de serem totalmente abertas na área da sala de estar, ampliando a continuidade entre o interior e a varanda voltada para o norte. Nessa mesma fachada, foi projetado um elemento de sombreamento contínuo, que permite o crescimento da vegetação por entre sua estrutura, controlando a incidência solar no verão e favorecendo a entrada de luz durante o inverno.


Os dormitórios também foram orientados para o norte, privilegiando a incidência solar e as vistas para as montanhas, enquanto a cozinha, voltada para o sul, permanece mais protegida das aberturas, recebendo iluminação natural por meio de uma ampla claraboia que, além de banhar o ambiente de luz, destaca o acesso principal à residência.

Tanto as paredes externas quanto os painéis de sombreamento e a claraboia foram revestidos com pinus pintado de preto, com o objetivo de que o volume da casa se integre à paisagem circundante, quase camuflando-se nela.









