
-
Arquitetos: em-estudio
- Área: 316 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Lorena Darquea
-
Fabricantes: Bticino, Construlita, David Pompa, Grupo Arca, Smeg, URREA

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa nasce a partir de um pátio central que articula e dá sentido a todos os espaços ao seu redor. O projeto retoma o conceito tradicional da casa com pátio, onde uma estante — protagonista no pé-direito duplo do espaço central — se torna o eixo que vincula as distintas atividades da residência em torno da escrita.


O projeto foi concebido privilegiando sempre as vistas para o espaço central, onde se encontra o pátio-estante, e favorecendo a ventilação cruzada. A abertura dos ambientes para esse pátio permite que o ar percorra toda a casa, trazendo frescor e contribuindo para o conforto térmico do conjunto.


A residência é concebida como uma peça pétrea fechada para o exterior, em busca da privacidade própria do ofício de escrever, que se abre unicamente para seu interior. A volumetria surge da sobreposição dos volumes, onde pequenos gestos e quebras geram jogos de luz e sombra ao longo do dia.



No térreo encontram-se as áreas sociais, de serviço e o espaço de trabalho criativo. No segundo nível estão os três quartos para a família. O quarto principal conta com um pátio interno privado, que o isola do exterior e reforça seu caráter introspectivo. O terceiro nível abriga um espaço familiar de convivência e trabalho, que se abre para um terraço; a partir daí, o volume pétreo, que contém a escada escultural a qual conecta os 3 níveis, parece elevar-se e olhar para o restante do condomínio.

Os materiais naturais e aparentes predominam em todo o projeto, escolhidos por sua capacidade de envelhecer com dignidade e baixa manutenção. O concreto aparente pigmentado funciona como uma tela que se transforma com o passar do tempo, onde a natureza e as intempéries vão deixando sua marca, gerando uma pátina que confere caráter e memória à casa.




























