
-
Arquitetos: IDIN Architects
- Área: 300 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:DOF Sky | Ground

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é uma extensão da primeira casa, Casa W I, criada para atender às novas necessidades de uso. A família queria se mudar para a nova residência e transformar a Casa W I em uma casa para hóspedes. O desafio surgiu do desejo dos proprietários por uma casa térrea onde todos pudessem se ver e compartilhar atividades ao longo do dia. Ao mesmo tempo, eles valorizavam muito a vista para as montanhas do terraço da casa original e queriam manter um espaço confortável para suas duas vacas de estimação caminharem e pastarem.


A solução foi elevar a Casa W II a uma altura de 7 metros, alinhando-a ao nível do terraço da Casa W I. É como se a nova casa tivesse sido colocada sobre pilotis, criando um efeito de dois pavimentos, enquanto o térreo permanece aberto como jardim e área livre para as vacas.

No andar de cima, a Casa W II possui uma varanda que contorna toda a edificação, permitindo uma vista de 360 graus — você pode caminhar ao redor e apreciar a paisagem em diferentes momentos do dia. A piscina também foi elevada para esse nível. A casa é envolvida por duas camadas: a interna, em vidro; e a externa, composta por painéis ripados que podem ser abertos ou fechados para controlar privacidade e luminosidade. Toda a estrutura se apoia em duas grandes paredes de concreto, de vão longo, e o piso foi executado com laje nervurada (waffle slab), resolvendo desafios técnicos e trazendo personalidade ao projeto.




Os materiais usados em toda a Casa W II são o concreto aparente — que flui do exterior para o interior como superfícies contínuas — e uma paleta de tons quentes. A madeira, em tom natural, é predominantemente bordo (maple), escolhida tanto pelo desenho característico de seus veios quanto pela harmonia com o concreto. Na cozinha, foi utilizada pedra Green India para dar um toque mais contemporâneo. Já na área central de convivência, um sofá extragrande foi desenhado sob medida, permitindo arranjos diversos para acomodar diferentes atividades. Esse espaço funciona como o verdadeiro coração da casa, onde todos podem se reunir ao longo do dia.




























