
-
Arquitetos: Beal Blanckaert Architectes
- Área: 1700 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Beal Blanckaert

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto envolve a requalificação de um antigo edifício que já fez parte do espaço industrial da gráfica Léonard Danel.


Este edifício foi construído no século XIX e acredita-se que seja o último vestígio remanescente do local. Com seu comprimento, falta de aberturas e ornamentação, alvenaria discreta e estrutura de concreto com pilares e vigas, o edifício pode à primeira vista parecer comum.


No entanto, os pés-direitos muito altos do térreo, as vigas de concreto da cobertura em dois níveis, o tijolo amarelo da fachada e sua localização estratégica na esquina, voltada para o novíssimo Parque Danel, são elementos que conferem ao edifício um caráter singular e revelam seu expressivo potencial.

A abordagem arquitetônica parte do princípio de que tudo é patrimônio. A intenção principal é preservar o máximo da estrutura existente possível e usá-la como alavanca para o projeto, em vez de vê-la como uma limitação.


O Conservatório de Música, como símbolo da instituição histórica de Loos, deve brilhar dentro do bairro. O edifício existente é opaco, por isso, novas aberturas são introduzidas. O motivo arquitetônico do arco confere ao edifício um status de equipamento público, sinalizando que está aberto a visitantes.

Essas aberturas monumentais revelam os espaços compartilhados do conservatório: halls, áreas de improvisação, salas de espera, etc. O objetivo é tornar a música visível e encorajar os residentes locais a se engajarem com ela.



















