
-
Arquitetos: päivä architekti
- Área: 159 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Radek Úlehla
-
Fabricantes: AQform, INTERNORM, Nordpeis, Paffoni, Villeroy & Boch

Descrição enviada pela equipe de projeto. A tarefa do cliente era ampliar a casa da família preexistente. O imóvel foi construído no início do século XX, na beira de uma encosta rochosa acima do rio Sázava. Em 2010, passou por uma grande reforma e uma ampliação da parte suspensa para o jardim. No entanto, gradualmente ficou claro que o tamanho do imóvel não atendia mais às necessidades do cliente.


A ideia do cliente era criar um espaço aberto tipo estúdio para suas atividades criativas, com muita luz, complementado por uma área separada para dormir com banheiro e lavabo.

Ao procurar um local e um volume adequados, respeitamos a configuração e a forma arqueada do terreno, as árvores maduras existentes, e verificou-se que era importante preservar a vista do jardim da casa para o vale de Sázava e o topo de Medník.


Projetamos a ampliação como um objeto independente na fronteira entre a floresta e o jardim, que está conectado à casa existente por um terraço coberto, no qual incorporamos um carvalho adulto que se encontra nas imediações do edifício. Foi projetada uma passarela coberta em direção ao jardim.

O edifício está aberto para o terraço e para o vale com janelas de correr, e um canto fechado está encostado ao edifício existente. Uma galeria suspensa simples é inserida no estúdio. A morfologia da extensão segue a casa existente.

A solução estrutural baseia-se na capacidade do cliente de realizar parcialmente a construção por conta própria. A fundação do edifício sobre micropilares foi fornecida por uma empresa especializada. A outra estrutura, em aço e madeira, foi feita de modo autoportante.

A casa é revestida com painéis de lariço curtido. O interior do edifício tem acabamentos em painéis de madeira de abeto com móveis e espaços de armazenamento integrados.











































