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Arquitetos: Semillas
- Área: 1259 m²
- Ano: 2024
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Fotografias:Eleazar Cuadros

Descrição enviada pela equipe de projeto. Raízes e contexto. O projeto "Escola mirador, La Jalquilla" está localizado em San Ignacio, na região Ceja de Selva, na fronteira com o Equador, no Peru. Esta região, com uma economia centrada no cultivo de café, enfrenta desafios significativos devido ao seu isolamento e à escassez de recursos. O projeto busca revitalizar saberes e tradições locais, integrando a rica biodiversidade e cultura andina e amazônica em sua proposta. Ele beneficia mais de 110 estudantes de ensino fundamental e médio, além de fornecer infraestrutura esportiva e pública para a comunidade. A escola se ergue como um caminho integral que promove o desenvolvimento educacional, fomentando o bem-estar e fortalecendo os vínculos com o ambiente natural e cultural.


União de forças. O projeto enfrenta o desafio de unir fundos da cooperação internacional com os do governo local em um contexto remoto e esquecido, no qual a participação ativa da comunidade educacional tem sido essencial, demonstrando como a combinação do público e do privado pode servir de modelo inspirador para outras regiões.


Através de oficinas participativas, a comunidade desenvolveu uma visão compartilhada para a escola, transformando-a em um espaço sustentável e produtivo. Esta escola rompe com a padronização dos espaços das escolas públicas no Peru, tornando-se o coração da comunidade a partir do qual os saberes se expandem para o campo e para as lavouras. Essa abordagem reafirma a importância de criar espaços que respeitem, amem e cuidem dos recursos da terra, tornando o projeto um catalisador de transformação local.


Conexão espaços e natureza. O programa arquitetônico é composto por seis salas de aula, serviços, depósitos, cozinha, sala de direção, sala de professores e uma biblioteca-midiateca, juntamente com amplas áreas cobertas multiuso. Os volumes de tijolo com telhados de duas águas criam pórticos amplos e áreas de sombra, enquanto a orientação norte-sul das salas de aula otimiza a iluminação natural indireta. Esse desenho não apenas permite um jogo dinâmico de sombras, mas também gera espaços intermediários e praças que se conectam visualmente com a paisagem e o campo esportivo.


O uso de bambu nas cercas e a integração de hortas escolares refletem o conceito de escola rural produtiva, promovendo a sustentabilidade e o vínculo com o ambiente natural. Os espaços externos tornam-se extensões da sala de aula, fomentando o aprendizado prático e o respeito pela biodiversidade local.

Futuro sustentável. Este projeto busca criar um espaço de aprendizagem capaz de impulsionar o desenvolvimento comunitário. Sua proposta é promover um futuro sustentável que valorize as raízes locais, respeite a natureza e fortaleça os laços comunitários, ao mesmo tempo em que incorpora a contemporaneidade e estimula a inovação.


















