
-
Arquitetos: Studio Gang
- Área: 55000 ft²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Jason O Rear
-
Fabricantes: ALW, Acuity Brands, Allegion, Andreu World, Armstrong World Industries, Armstrong World Industries, Armstrong World Industries, Attiro, B-K Lighting, BASO, Benjamin Moore, Bernhardt, Bobrick Washroom Equipment, Boston Sand and Gravel Company, Burns Manufacturing, Inc., Caesarstone US, Cap8 Doors & Hardware, Cap8 Doors & Hardware, Capri Collections, Carboline, +70

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Studio Gang, empresa internacional de arquitetura e design urbano liderada por Jeanne Gang, anunciou a conclusão da David Rubenstein Treehouse na Universidade de Harvard. Estabelecendo o primeiro centro universitário de Harvard para reuniões, o edifício ancora o novo Enterprise Research Campus (ERC) em Allston, dedicado a promover a inovação e a colaboração. A Rubenstein Treehouse é também o primeiro edifício de madeira maciça no campus de Harvard, estabelecendo um modelo para edifícios holisticamente sustentáveis em Boston e em instituições em todo o mundo.

Como ex-aluna e membro do corpo docente de Harvard, é muito gratificante ter a oportunidade de ajudar a definir um novo capítulo para o campus de Harvard”, disse Jeanne Gang, sócia fundadora do Studio Gang e professora Kajima de Prática de Arquitetura na Escola de Pós-Graduação em Design de Harvard. “A Rubenstein Treehouse é um edifício que se abre, acolhe todas as pessoas e serve como âncora visual e programática para o ERC. Sua estrutura exposta de madeira maciça demonstra o compromisso de Harvard com um futuro mais sustentável.

O edifício de 5.100 m² oferece espaço dedicado a eventos e comodidades para reuniões para afiliados da Harvard, a comunidade, o meio acadêmico e líderes industriais e empresariais de todo o mundo. No piso térreo, três entradas conectam-se a um átrio de pé-direito duplo, recebendo os visitantes e permitindo que eles circulem livremente pelo edifício até o campus circundante. O átrio também se estende para fora em duas varandas cobertas que criam áreas de convivência ao ar livre para serem desfrutadas durante todo o ano.

Evocando a maravilha e a emoção de subir em uma casa na árvore, uma escada central, iluminada por claraboias no teto, mergulha os hóspedes no calor natural da estrutura de madeira maciça do edifício. Os andares superiores acomodam reuniões e eventos por meio de uma série de espaços que variam em tamanho e podem ser usados para diferentes fins. O espaço principal do edifício, o Canopy Hall, possui um terraço ao ar livre adjacente e vistas amplas da cidade emolduradas pelas colunas de madeira da estrutura. Espaços adicionais que incentivam reuniões informais e interação foram projetados em todos os andares.


A estrutura exposta de madeira maciça do edifício cria sua identidade arquitetônica distinta e reforça-o como um destino para a inovação. Na fachada, pilares de madeira inclinados ramificam-se para fora como uma árvore para sustentar um piso superior em balanço. Cada face do edifício é estrategicamente inclinada para abraçar seu ambiente externo e a vizinhança ao redor. As faces norte e sul inclinam-se para fora para atrair as pessoas para as múltiplas entradas do edifício, enquanto as faces leste e oeste inclinam-se para dentro para expandir os corredores de pedestres.

O projeto integra várias estratégias de sustentabilidade que otimizam o desempenho da Rubenstein Treehouse. A estrutura do edifício reduz significativamente o carbono incorporado, que é 55% menor do que o de um edifício semelhante que utiliza materiais convencionais, através da utilização de materiais mais saudáveis e com baixo teor de carbono. Estes incluem madeira de origem responsável e concreto feito de pozolana de vidro moído, um substituto do cimento derivado de recipientes de vidro pós-consumo. Além disso, o projeto apoia a combustão zero de combustíveis fósseis no local e uma redução significativa no uso de energia por meio de iluminação natural e auto-sombreamento, painéis solares no telhado, um piso elevado que condiciona o interior enquanto oculta os principais sistemas do edifício e uma conexão com a Instalação de Energia Distrital de Harvard, que fornece aquecimento, refrigeração e eletricidade ao edifício.

O uso de materiais, móveis e acabamentos internos mais saudáveis, sem classes químicas nocivas como PFAS, melhora a qualidade do ar interno e a saúde dos ocupantes. Criando um ambiente vibrante e envolvente durante todo o ano, a paisagem biodiversa também oferece habitat para a vida selvagem, e seus canais de drenagem biológicos funcionam em combinação com um sistema de coleta no telhado para reter e reutilizar a água da chuva. Além de atingir as metas da Academia de Edifícios Mais Saudáveis de Harvard, o edifício tem como objetivo obter a Certificação Básica do Living Building Challenge (LBC) e a Certificação Petal do LBC.

A Rubenstein Treehouse está entre os primeiros edifícios a serem inaugurados no Enterprise Research Campus da Universidade de Harvard, um novo distrito de uso misto no bairro de Allston, em Boston, que transformou uma grande área anteriormente industrial e baldias em uma área acolhedora e ativa, focada em pesquisa, empreendedorismo e inovação. O projeto do plano diretor do Enterprise Research Campus foi liderado conjuntamente pelo Studio Gang e Henning Larsen, com arquitetura paisagística da SCAPE e planejamento urbano e consultoria local da Utile.
















