

Descrição enviada pela equipe de projeto. Objetivo do projeto: Renovar a casa de culto existente e construir uma nova casa para três gerações na área restante do terreno, de modo a não afetar a localização dos túmulos ancestrais. Este projeto visa transformar um espaço que é inerentemente solene e espiritual em uma casa acolhedora, íntima e habitável.


Soluções de projeto:
1. O edifício é como um "parque em miniatura". O túmulo no centro do terreno é reinterpretado como um núcleo verde para o projeto, cercado por múltiplas camadas de vegetação. Este espaço aberto se torna uma área externa compartilhada onde os adultos podem desfrutar de chá, se exercitar ou relaxar, enquanto as crianças têm espaço para correr, brincar e explorar.




2. Acima do jardim há uma ampla varanda envolvente - este é o "território" das duas crianças. Como um grande "parque infantil", o espaço flui sem costura do interior para a varanda, formando um loop contínuo sob as árvores.


3. Fortalecendo a conexão familiar: O espaço comum de estar e o quarto dos avós estão localizados no térreo para acesso conveniente ao espaço de culto, ao túmulo e ao jardim. Através da abertura da grande varanda no jardim, os avós podem sempre observar e conversar com seus netos enquanto brincam. O espaço do proprietário está localizado no andar superior para garantir privacidade. A circulação vertical é intencionalmente projetada para que os membros da família passem naturalmente por espaços compartilhados, promovendo a interação nas rotinas diárias.



4. Otimizando dimensões limitadas: O terreno tem profundidade limitada, cada área de andar é de aproximadamente 40m2, mas o recuo do planejamento é grande - isso aumenta o desafio da área utilizável. Para evitar a sensação de estrangulamento e aumentar a ventilação, paredes sólidas são minimizadas. Em vez disso, blocos de madeira definem o espaço privado enquanto grandes painéis de vidro são usados para abrir vistas em direção ao jardim e trazer luz natural durante o dia. A aspereza dos materiais (pedra vulcânica, pedra de moagem, cimento polido, etc.), combinada com o tom de cor dominante e neutro, cria frescor e ao mesmo tempo aumenta a dignidade do projeto.


Uma nova casa em uma terra antiga - repleta de sol, vento, risadas de crianças, o cheiro de refeições caseiras e o sussurro dos avós... em cada canto da casa e do jardim. Neste lugar, o túmulo, a fumaça de incenso e a passagem dos falecidos não são mais algo tão assustador e tabu, mas se tornam uma parte suave e familiar da vida cotidiana.




































