
-
Arquitetos: Sol Galliano
- Área: 737 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Cecilia Longar

Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia está localizada em um bairro de chácaras próximo ao mar, e foi planejada como uma casa de férias para receber uma família numerosa. Os requisitos do projeto foram espaços de reunião amplos, muitos quartos e banheiros de medidas mínimas, além de aproveitar as vistas abertas dos arredores do terreno.


Sobre uma fundação de pedra que reúne todos os serviços, apoiam-se duas lajes de concreto que configuram o andar superior, onde estão localizados os espaços comuns e dormitórios, priorizando as visões e a insolação dos mesmos. A casa foi implantada rotacionada em relação às linhas de frente e laterais do terreno, para que a área social olhe para o norte, abrindo-se também para o oeste para ver os pôr do sol. Além disso, a suíte principal e os dormitórios de uso mais cotidiano foram orientados para o leste para ver o amanhecer e receber o sol da manhã.



Projetou-se a moradia como um percurso constante, no qual diferentes experiências ocorrem. O acesso à mesma é através de uma escada externa que gira em torno de um pátio com uma árvore e um lago, e continua em direção ao telhado, montado como espaço de contemplação e reunião ao ar livre. O paisagismo acompanha essa ideia de projeto, gerando uma passarela que percorre todo o terreno e que tem diferentes situações e atividades de lazer, como a piscina, a fogueira, os brinquedos infantis e as elevações naturais do terreno.


No interior, as circulações se organizam em torno do mesmo pátio, que permite o acesso a todos os espaços da casa. Suas formas orgânicas e transparências geram uma vinculação visual entre os setores sociais, ajudando também na entrada de luz na área de jogos das crianças, que se fecha em direção à frente da casa voltada para o sul.


As paredes internas e o mobiliário fixo foram revestidos em madeira, respondendo ao mesmo linguagem do exterior, onde a madeira se materializa em brise-soleil para proporcionar privacidade e sombreamento aos dormitórios. A piscina, jacuzzi e solário repetem as formas orgânicas dos vazios nas lajes, gerando um diálogo constante entre interior e exterior.




























