
-
Arquitetos: Associates Architecture
- Ano: 2025
-
Fotografias:Nicolò Galeazzi

Descrição enviada pela equipe de projeto. PAN-ORAMA é um pavilhão projetado para a 4ª edição do Festival des Cabanes na Villa Medici. O projeto consiste em um espaço quadrado que abraça um pinheiro centenário no jardim, definindo dois espaços distintos: um interno—mais íntimo e contemplativo—de frente para a árvore e o céu; e um externo, em diálogo com as cercas que caracterizam os jardins da Villa.

O acesso ao espaço é feito por uma abertura voltada para o leste. Assim que o limiar é cruzado, o visitante pode escolher permanecer no espaço isolado ao redor do pinheiro ou continuar em direção a uma segunda abertura, além da qual se encontra o caminho que leva à parte elevada do espaço.


Ao longo de todo o perímetro, o projeto é pontuado por uma série de aberturas que criam relações poéticas com o ambiente ao redor: em alguns casos, emoldurando vistas da cidade de Roma, em outros, vislumbres da Villa Medici, e em outros ainda, do antigo pinheiro ou dos elementos naturais do jardim.

O espaço é feito inteiramente de madeira de pinho escura, um material que realça a experiência visual através de um efeito óptico: a partir da escuridão do espaço interno, a percepção do espaço externo é intensificada.


PAN-ORAMA é o design de uma experiência espacial feita de revelações e transições contínuas, de compressões e expansões, de alucinações e referências.




























