Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão

Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão - Imagem 2 de 17Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão - Imagem 3 de 17Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão - Fotografia de InterioresExposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão - Imagem 5 de 17Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Estúdio Chäo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2025
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fábio Souza
  • Coordenação: Antonio Pedro Coutinho Doca, Adriano Carneiro de Mendonça
  • Equipe De Projeto: João Victor Assad, Letícia Nasser, Caio Rechuem
  • Engenharia & Consultoria > Iluminação: Julio Katona
  • Engenharia & Consultoria > Outros: Radiográficos
  • Construção Geral: Blarte Soluções
  • Cidade: Glória
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão - Imagem 2 de 17
© Fábio Souza

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito do projeto expográfico, partiu de um diálogo direto com o Salão Monumental do Museu — um espaço grandioso que convidou à criação de uma arquitetura igualmente imponente. Mas essa escala encontra equilíbrio no olhar próximo de Gilberto: estudos, retratos e autorretratos que revelam as relações pessoais e artísticas cultivadas ao longo da sua vida.

Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão - Imagem 6 de 17
© Fábio Souza
Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão - Imagem 3 de 17
© Fábio Souza

Uma experiência que vai do monumental ao íntimo. Como criar olhares novos sobre uma das maiores coleções de arte do país?

Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão - Imagem 7 de 17
© Fábio Souza

No projeto de expografia de "Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial" para o MAM RJ, desenhamos grandes paredes que redefinem a arquitetura do Salão Monumental do museu. As paredes organizam os núcleos curatoriais em novos espaços, propondo novos percursos, enquadramentos e perspectivas que convidam o visitante a cruzar diferentes tempos e recortes da coleção.

Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão - Imagem 9 de 17
© Fábio Souza
Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão - Imagem 10 de 17
© Fábio Souza

Apesar da escala grandiosa, o desenho dos painéis parte de uma inteligência estrutural muito simples. Utilizando as estruturas metálicas para painéis modulares existentes no acervo do Museu, apoiamos uma linha de estrutura em cada pavimento e unimos os dois andares com um único plano de fechamento em MDF passando por fora da laje, evitando a construção de estruturas novas, complexas e caras, que seriam descartadas.

Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão - Imagem 17 de 17
Axonométrica

A coleção a partir de quatro núcleos expográficos definidos pelos curadores Raquel Barreto e Pablo Lafuente. Unidos por um partido único e um percurso fluido, aberto, cada núcleo apresenta uma concepção espacial única, inspirada pela natureza do seu recorte:

Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão - Imagem 5 de 17
© Fábio Souza

  • Origens — Para abrigar a remontagem da famosa foto das obras de Gilberto na parede monumental, nunca antes exibida ao público, e um recorte da mostra histórica de 1981, criamos uma nova geometria de percursos e janelas para a coleção
  • Retratos — Retratos de artistas feitos por outros artistas, autorretratos e representações do próprio Gilberto ocupam galerias sucessivas atrás do grande painel de chegada. As paredes paralelas são atravessadas por um eixo de janelas que conduz o olhar do visitante que chega pela escada principal até o famoso retrato de Gilberto pintado por Glauco Rodrigues.
  • Fronteiras — As produções além do eixo Rio–São Paulo e obras de artistas estrangeiros são dispostas em longas galerias no mezanino que oferecem um mirante para o vão principal do salão.
  • Artistas — Estudos e processos artísticos revelam a proximidade da relação de Gilberto com os artistas e seus ambientes de criação. Um recinto fechado com aberturas pontuais convida o visitante a entrar neste universo, ao mesmo tempo que cria condições de iluminação mais controladas para as obras em papel.

Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão - Imagem 16 de 17
Corte

Uma arquitetura inventada de escala monumental que, no entanto, se insere respeitosamente, abrindo caminhos: novos eixos de visão, novas relações, novas possibilidades de encontro com a arte.

Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão - Imagem 15 de 17
© Fábio Souza

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Exposição Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial / Estúdio Chão" 24 Out 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1035375/exposicao-gilberto-chateaubriand-uma-colecao-sensorial-estudio-chao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.