
-
Arquitetos: True Thing Design Studio
- Área: 132 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Yi-Hsien Lee and Associates YHLAA

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado dentro da antiga zona de restrição de altura do antigo Aeroporto Shui Nan. As antigas terras agrícolas de baixa densidade e os jardins tinham formado um labirinto de vielas sinuosas. Após a reurbanização, o que restou foi um endereço que não podia mais ser localizado com precisão — "Viela 10" — que se tornou tanto a origem do nome do projeto quanto seu conceito de design.




O projeto transforma uma casa geminada de três andares com 45 anos. Usando a escada central no segundo andar como um limite, o programa foi reorganizado: um lado como um espaço de trabalho compartilhado e o outro como uma residência privada.

No escritório do andar térreo, a demolição seletiva revela a estrutura de tijolos da antiga casa. Através de aberturas de várias escalas, a luz e a transparência são introduzidas, transformando o layout estreito da casa em uma "viela interior" rica em profundidade e ritmo.




Na unidade residencial, a entrada integra funções de armário e lavanderia, permitindo que os usuários completem a limpeza e a troca de roupas no momento em que retornam para casa — refletindo uma consciência pós-pandêmica sobre higiene e espaço pessoal.

O terceiro andar prioriza áreas compartilhadas generosas, mantendo os quartos de dormir minimalistas. A porta do quarto adota um design de pivô oculto que se esconde dentro da parede quando aberta, suavizando os limites espaciais e criando uma coexistência entre separação e continuidade.



























