
-
Arquitetos: SAME architectes
- Área: 2400 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Schnepp Renou, 11H45

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na borda da floresta estatal de Saint-Germain-en-Laye e próximo ao centro da cidade, o iXcampus — um novo campus sustentável voltado à inovação — estabelece um diálogo sensível com o entorno suburbano, a vegetação exuberante e o rico patrimônio paisagístico e arquitetônico da região. Os novos edifícios integram-se a uma visão de conjunto que respeita a identidade do parque e contribui para a redefinição do campus. Sua implantação entre as construções existentes cria um diálogo arquitetônico cuja harmonia emerge da interação entre volumes e de um DNA comum, assegurando a flexibilidade, a adaptabilidade e a sustentabilidade do conjunto.

Localização no terreno e morfologia da Escola de Design — Situada na extremidade leste do terreno, a Escola de Design beneficia-se de ampla visibilidade no espaço urbano, graças à disposição de um generoso pátio público que marca a entrada principal e assegura uma transição fluida entre o campus e a rua.


Seu volume simples acompanha a morfologia do terreno: um paralelepípedo esguio coroado por uma cobertura côncava. As linhas tensionadas funcionam como hifens que conectam a cidade, o parque e as demais entidades universitárias. A fachada em pedra maciça, extraída de pedreiras locais, dialoga com os monumentos da região de materialidade semelhante, reforçando o enraizamento do edifício em seu território.


Fachada sensível — Todas as fachadas foram concebidas com igual atenção e elegância, seguindo um ritmo regular em padrão de tabuleiro de xadrez, no qual se alternam painéis de pedra em relevo e janelas emolduradas em madeira. Essa lógica de modularidade e empilhamento confere à edificação uma arquitetura simples, eficiente e compacta. A sobriedade material das fachadas apoia-se em uma malha regular, cujas variações de profundidade e o jogo entre transparência e opacidade conferem dinamismo às elevações.

Design de interiores — Uma estrutura de vigas e pilares, associada a divisórias leves e facilmente reconfiguráveis, garante a adaptabilidade e a reversibilidade do edifício, facilitando sua adequação a novas demandas e organizações futuras. O térreo, em continuidade com o espaço público e a paisagem exterior, abriga o hall da escola. Seus dois níveis se articulam sob um amplo vazio central, onde uma escada em espiral convidativa conduz às salas de aula localizadas nos pavimentos superiores.

Os escritórios administrativos situam-se na porção mais estreita do edifício, com uma profundidade cuidadosamente dimensionada para esse tipo de uso. Por fim, o subsolo abriga uma sala de aula e laboratórios de informática que se beneficiam da luz natural proveniente dos poços de iluminação ajardinados.

































