Casa Vermelha / Ángel García Estudio

Casa Vermelha / Ángel García Estudio - Fotografia de Exterior, BalcãoCasa Vermelha / Ángel García Estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, MadeiraCasa Vermelha / Ángel García Estudio - Fotografia de Interiores, Madeira, TijoloCasa Vermelha / Ángel García Estudio - Fotografia de Interiores, BalcãoCasa Vermelha / Ángel García Estudio - Mais Imagens+ 23

Crucecita, México
  • Categoria: Casas
  • Equipe De Projeto: Francisco Espinoza, Felipe Rebolledo, Diego Alzaga
  • Arquiteto Responsável: Ángel García
  • Cidade: Crucecita
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Vermelha / Ángel García Estudio - Fotografia de Interiores, Balcão
© César Béjar

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Vermelha está situada em Huatulco, México, em uma área residencial localizada a poucos minutos da costa, em um contexto urbano e sem vista para o mar. O terreno é delimitado por quatro casas em três de seus lados e se abre para o oeste, voltando-se para uma rua principal com vista para uma área natural ainda não urbanizada. No local, preservaram-se três árvores pré-existentes: na parte frontal, em posição central, encontra-se um timbó (Piscidia carthagenensis), espécie endêmica de folhas caducas; muito próxima a ela cresce um jovem ipê de flores roxas (Guaiacum coulteri), árvore de crescimento lento e ameaçada de extinção; e, nos fundos, há um Cuahulote (Guazuma ulmifolia), árvore perene de porte médio, comum na vegetação de baixa selva oaxaqueña.

Casa Vermelha / Ángel García Estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Mesa, Cadeira
© César Béjar
Casa Vermelha / Ángel García Estudio - Fotografia de Interiores, Madeira
© César Béjar
Casa Vermelha / Ángel García Estudio - Imagem 15 de 28
© César Béjar

O projeto tem como objetivo criar um complexo que abrigue três unidades independentes para uma mesma família: uma área destinada ao filho mais velho, outra para os pais e um terceiro espaço reservado a visitantes. A proposta busca equilibrar privacidade e integração entre as unidades, garantindo flexibilidade no uso dos espaços. A estratégia adotada foi articular essas três áreas por meio de ambientes externos e semiabertos, respeitando as árvores existentes no terreno e posicionando o acesso principal entre elas. Um corredor ou galeria foi projetado ao redor da piscina, funcionando como elemento de acesso, conexão e circulação central.

Casa Vermelha / Ángel García Estudio - Imagem 19 de 28
Planta - Térreo
Casa Vermelha / Ángel García Estudio - Imagem 23 de 28
Corte Longitudinal 03
Casa Vermelha / Ángel García Estudio - Imagem 20 de 28
Planta - Primeiro Nível
Casa Vermelha / Ángel García Estudio - Imagem 28 de 28
Elevação Sul

Foi projetada uma envoltória com duas fachadas cegas voltadas para os lados norte e sul da propriedade, bloqueando as vistas das casas vizinhas, e duas fachadas permeáveis a oeste e a leste, que se conectam ao exterior por meio de pátios, terraços, varandas e jardins. As fachadas oeste e leste atuam como dispositivos arquitetônicos compostos por uma sequência de elementos — fragmentos de parede, janelas, floreiras, vasos, móveis embutidos, estruturas metálicas com persianas, varandas e beirais — que permitem habitar a edificação de forma dinâmica, regulando a privacidade e a ventilação, além de controlar a segurança, as vistas e a incidência de luz solar.

Casa Vermelha / Ángel García Estudio - Imagem 11 de 28
© César Béjar
Casa Vermelha / Ángel García Estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© César Béjar

A casa é concebida como uma proposta de exploração e de busca por uma identidade arquitetônica que reinterpreta as memórias e rotinas da família que a habita. O projeto integra objetos, móveis e artesanatos acumulados ao longo do tempo e expressa a identidade do lugar por meio do uso de materiais locais, como tijolos de barro e ferro. As paredes de concreto pigmentado refletem os tons quentes e avermelhados das cerâmicas oaxaqueñas, reforçando o vínculo entre a arquitetura e o contexto cultural da região.

Casa Vermelha / Ángel García Estudio - Fotografia de Interiores, Madeira, Tijolo
© César Béjar
Casa Vermelha / Ángel García Estudio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© César Béjar
Casa Vermelha / Ángel García Estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira
© César Béjar

O projeto não tem como objetivo alcançar um ideal estético baseado na simplificação das formas, na pureza espacial ou na redução da materialidade. Pelo contrário, a casa valoriza a complexidade, a tradição artesanal e a exploração das curvas, dos percursos labirínticos, da colagem de texturas e materiais naturais. A proposta aposta na sobreposição de camadas, na presença exuberante da vegetação, na modulação da luz natural e, acima de tudo, busca expressar o calor do lar, a sensação de domesticidade e a identidade singular da família que a habita.

Casa Vermelha / Ángel García Estudio - Imagem 8 de 28
© César Béjar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Vermelha / Ángel García Estudio" [Red House / Ángel García Estudio] 16 Out 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1034982/casa-vermelha-angel-garcia-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.