
-
Arquitetos: Sal Arquitetos
- Área: 240 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Pedro Machado Photographer

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa AC localiza-se em São Roque, na costa sul da ilha de São Miguel, integrando-se na malha urbana de Ponta Delgada. A implantação da casa tira partido da pendente do terreno e da sua orientação nascente-poente, beneficiando da vista desafogada sobre o mar. A habitação organiza-se em dois pisos, sendo o piso inferior parcialmente enterrado, permitindo uma inserção discreta e minimizando o impacto volumétrico na envolvente.

A composição da forma privilegia os planos lisos, contínuos, com aberturas estratégicas e volumes puros, resultando numa linguagem contemporânea, contida e enraizada no território insular. A habitação distribui-se por dois pisos distintos que se articulam com a topografia existente. O piso menos um, semi-enterrado, acolhe o carport com acesso direto à via pública, bem como as áreas técnicas e de apoio, e ainda uma entrada secundária da habitação.

No piso térreo desenvolve-se a área habitável principal, composta por dois quartos, um deles em suite com instalação sanitária privativa, e uma instalação sanitária de apoio assim como sala de estar, sala de refeições e cozinha em espaço aberto, que se articulam com o exterior potenciando a relação direta com o pátio a nascente que tem como remate do seu limite a piscina exterior.

As áreas de salas e suite prolongam-se naturalmente tanto para varanda a poente como para o pátio exterior a nascente. Este último garante abrigo ao ruído urbano, ao mesmo tempo que oferece uma vista desimpedida sobre o mar. Os guarda-corpos metálicos de desenho oblíquo que compõem os alçados foram desenhados como elementos de proteção e segurança mas também como filtros visuais.

O branco dominante das superfícies garantem uma presença leve e integrada no contexto urbano envolvente para além de conferir unidade e luminosidade ao conjunto. Este branco remete para os tons das estufas de ananases existentes, estabelecendo um diálogo subtil com a memória do lugar. A leitura clara e contínua dos volumes contrasta com a estrutura leve e dos planos inclinados das estufas de ananás, acentuando a diferença entre a cobertura plana e maciça da casa e a cobertura leve e transparente das estufas. Os pavimentos exteriores e revestimentos adotam materiais de baixa manutenção e tons neutros, contribuindo para a sobriedade do conjunto.

Em síntese, a Casa AC constitui uma resposta contemporânea às exigências de habitação na região, conjugando estética, conforto e funcionalidade com o respeito pelo contexto urbano e natural de São Roque.























