
-
Arquitetos: Alric Galindez Arquitectos
- Área: 468 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Gaston Schouabs

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa UAN está localizada em uma área de vegetação baixa e densa, com uma suave inclinação descendo em direção à rua. De um ponto elevado, é possível apreciar vistas deslumbrantes do lago e das colinas Ventana e Catedral. Para preservar a vegetação existente, o projeto propõe dois volumes: um abrigando a residência e outro, um jardim elevado acima da paisagem original.


Para aproveitar ao máximo as vistas, o layout tradicional da casa foi invertido. As áreas de estar e o quarto principal estão localizados no piso superior, enquanto os quartos das crianças, os quartos de hóspedes e as áreas de serviço estão localizados no piso inferior.


O piso superior está recuado em relação ao inferior, criando um terraço generoso que abre a casa para a paisagem circundante. Este desnível gera uma área semi-coberta que funciona como entrada secundária, bem como espaço para veículos e bicicletas. Aproveitando a inclinação natural do terreno, o acesso à casa é feito através de uma ponte em rampa que liga diretamente ao piso superior, deixando a vegetação original abaixo intacta.


O exterior da casa foi construído com um único material: ardósia preta, que define tanto as paredes como o telhado. No interior, uma “caixa” de madeira cria uma atmosfera acolhedora que lembra as casas tradicionais da Patagônia. O piso principal possui um layout aberto, integrando a cozinha e a sala de estar/jantar com acesso direto ao terraço, permitindo uma vista panorâmica da paisagem circundante.


A casa se integra à paisagem como um objeto neutro, com sua geometria contrastando sutilmente com a vegetação, enfatizando a beleza natural do ambiente.




















