
-
Arquitetos: ZERO STUDIO
- Área: 3014 ft²
- Ano: 2024
-
Fotografias:EDWIN JAMES
-
Fabricantes: ATOMBERG, Aura Illumination, HOMSTER, KURIKKAL, METARCH

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em uma paisagem que lembra as propriedades residenciais do Kerala de antigamente, datando da década de 80, quando as casas eram construídas no meio de terrenos relativamente maiores, que não só acomodavam um jardim privado e uma horta, mas também abrigavam flora e fauna que tinham mais do que fins ornamentais.


Aqueles que lembram os cenários dos filmes de Sathyan Anthikkad, onde a história se passa em uma pitoresca vila rural, com toda a sua inocência. Os clientes: marido, esposa e seus dois filhos decidiram morar perto dos pais de ambos depois que se estabeleceram em sua própria casa.


Mantendo-se fiel à narrativa, a casa foi colocada o mais longe possível da divisa, permitindo uma frente suficientemente ampla para abrigar uma grande variedade de plantas e árvores locais. A casa ancestral do marido pode ser acessada pelo quintal, tornando a propriedade maior do que uma caixa minúscula que apenas contém a casa.


O planejamento da casa é feito de forma que a maioria das funções seja atribuída aos espaços no piso térreo, com apenas um quarto e uma área de serviço no primeiro andar.

O planejamento é um tanto axial, onde pátios e passagens dividem os espaços em quadrantes com base em sua natureza. Assim como na segregação entre espaços privados, semiprivados e não privados, a delimitação é feita com o uso de paredes na medida certa.

Os pátios assim formados criam espaço para adicionar um toque de verde aos interiores, proporcionando também recantos onde os usuários podem sentar-se e contemplar as estrelas durante a noite. A paleta de materiais e texturas revela a casa como uma entidade humilde, com apenas o suficiente feito à medida dos usuários envolvidos, tentando também evocar uma sensação de acolhimento para eles.






















