

Descrição enviada pela equipe de projeto. Contexto / Local – O projeto está localizado em uma área residencial estabelecida há muito tempo que já serviu como o centro da Província de Gia Dinh, e agora é o Bairro de Gia Dinh, na cidade de Ho Chi Minh, Vietnã. A casa está situada em um terreno distinto com uma frente chanfrada ao longo do eixo da rua.

Programa / Necessidades do Cliente – As funções são diversas: um espaço independente para uma família, apartamentos para aluguel e áreas flexíveis que podem funcionar como escritórios compartilhados ou um café. A Casa Gia Dinh é concebida como um modelo compacto de co-living, proporcionando conforto aos proprietários enquanto gera renda por meio do aluguel de apartamentos e escritórios. Ao mesmo tempo, fomenta uma comunidade de residentes que compartilham interesses, instalações e espaços de trabalho comuns.



Estratégias de Design (principais movimentos e qualidades espaciais) – Os níveis do térreo e mezanino são mantidos abertos com mínimas divisões, criando uma transição contínua da rua para a casa. Portões e portas em malha de aço aumentam a transparência, borrando a linha entre a casa e a rua. O vazio atua como uma zona de transição entre o interior e o exterior, projetado como um espaço comunitário flexível que se torna o principal ponto de conexão para os residentes.


O núcleo do elevador é concebido como um elemento escultural, parecendo flutuar dentro do vazio enquanto também serve como um componente estrutural de suporte. Paredes que se estendem do poço do elevador geram nichos triangulares, que são utilizados para varandas, banheiros, cantos ajardinados ou vazios verticais.




Na parte posterior da casa, um jardim vertical voltado para o oeste fornece sombra enquanto trabalha em combinação com a escada e painéis com venezianas acima das aberturas das portas dos quartos, permitindo ventilação cruzada natural de trás para frente. Os halls de cada andar foram concebidos como espaços semi-públicos que favorecem a ventilação natural e a amplitude visual, ao mesmo tempo em que funcionam como uma extensão dos apartamentos, permitindo atividades como receber convidados, ler ou simplesmente desfrutar de um jardim intermediário.



Atmosfera / Conceito (o que significa, como é vivenciada) – A Casa Gia Dinh é uma vitrine de como abordamos e resolvemos os desafios de um terreno inclinado e irregular, enquanto continuamos nossa exploração sobre "viver e compartilhar em casas urbanas" através da lente do co-living. Ela dialoga com o contexto, a geometria do terreno e as diversas exigências do programa para criar um lar que equilibra funcionalidade, flexibilidade e estética - um lugar onde os residentes podem viver, compartilhar e se conectar.








































