
-
Arquitetos: Circle Studio Architects
- Área: 247 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Tatjana Plitt
-
Fabricantes: Academy Tiles, Classic Ceramic, Coco Flip, Gaggenau, Moooi, Oblica, Ross Gardam, Shoot Stylist, Signorino

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Maree é um lar para uma médica local e sua família em Yarraville, Austrália. O objetivo era criar espaços com caráter, com diferentes zonas e atmosferas, mantendo ao mesmo tempo o fluxo contínuo. A cliente comprou o terreno por causa do seu potencial para acomodar uma piscina de natação. Sendo uma nadadora ávida, era importante que a piscina fosse funcionalmente acessível para nados diários, além de ser um recurso visual. Uma parte importante do projeto era que cada cômodo tivesse grandes janelas com vista para o jardim. Quintal, pátios e varandas garantem que haja sempre uma conexão com o exterior.

A parte externa foi projetada para se integrar à paisagem urbana. Tijolos brancos e ripas conferem textura à fachada. A entrada é revestida de madeira para trazer calor, com um toque de azul na porta. Cor e textura foram importantes para os interiores como um antídoto para os quartos bege. A sala de estar frontal é escura e sombria, contrastando com a biblioteca iluminada e alta. Detalhes em rosa são apresentados na escada em espiral, nas luminárias e na marcenaria.

A paleta externa é trazida para dentro; revestimento de eucalipto, pavimentação irregular e granilite aparecem tanto dentro quanto fora. O tijolo branco continua da piscina até a área de jantar, fazendo com que a parede pareça contínua. Curvas criam fluxo, suavizam as bordas, marcando detalhes como degraus, marcenaria e a bancada da ilha em pedra.


A casa é organizada a partir de uma circulação central que separa as áreas de estar ditas “organizadas” dos espaços “desorganizados”, que podem ser ocultados quando necessário. Cada integrante da família conta com um espaço próprio que pode ser fechado para maior privacidade. Na parte frontal encontra-se a sala de TV, enquanto a área lúdica das crianças ocupa o andar superior, junto a uma ampla varanda. Essa varanda se conecta ao pátio sombreado no térreo por meio de uma escada em espiral rosa.


A piscina é um ponto focal e está integrada à casa. Isso exigiu uma colaboração técnica próxima entre vários consultores e empreiteiros. Estruturalmente, a piscina e a casa são separadas; a laje da casa se projeta sobre a estrutura da piscina. Granilite curvo e azulejos revestem a junção para criar um acabamento nivelado.


O projeto teve início como proposta de ampliação de uma antiga casa de madeira. No entanto, logo se percebeu que a reforma seria onerosa e termicamente inviável. Além disso, havia problemas de alinhamento de limites, e a proximidade da construção existente com os vizinhos do sul impedia a entrada de luz natural pelas janelas. Optar por uma nova edificação permitiu reorganizar o terreno de forma mais eficiente e garantir melhor aproveitamento solar, tanto para os moradores quanto para os vizinhos. O pavimento superior foi centralizado no lote para reduzir o impacto visual e o sombreamento, enquanto os recuos laterais asseguram iluminação adequada para as janelas da edificação vizinha ao sul.



Criar um lar é um processo íntimo de conhecer os habitantes, e este projeto foi concebido não apenas para melhorar a forma como eles vivem, mas para que tenha uma aparência e sensação únicas. O resultado é uma casa divertida, acolhedora e peculiar.

























