
-
Arquitetos: Verri & Galvão Arquitetos
- Área: 1500 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Jefferson Ohara

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do novo bloco para a Universidade Estadual de Maringá parte da independência funcional entre os dois principais programas: a agência bancária e um dos setores administrativos da universidade. Localizado na esquina da Avenida Colombo com a avenida Herval, o edifício não apenas cumpre funções institucionais, como também redefine a relação da universidade com a cidade, oferecendo um novo acesso ao campus.

A implantação e o partido arquitetônico buscam racionalidade e clareza através da adoção de um monobloco marcado por dois gestos principais. De um lado, um plano curvo que acolhe e sinaliza a nova entrada da universidade, dá o acesso à agencia bancária e acomoda a escada de emergência; do outro, um elemento vertical que indica a entrada e circulação aos pisos superiores.

O setor universitário organiza-se em um espaço generoso, com pé-direito duplo, ladeado por mezaninos que abrigam funções complementares. A transparência, a integração visual e a acessibilidade pautam o desenho dos ambientes administrativos, organizados em estações de trabalho abertas que favorecem a comunicação e a flexibilidade de uso.

Todos os espaços internos são iluminados naturalmente, de forma indireta e rebatida, proporcionando maior conforto ambiental e eficiência energética. A escolha por esse tipo de iluminação contribui para um ambiente mais saudável e agradável ao usuário, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia.


Os materiais de construção adotados refletem uma busca por durabilidade, eficiência térmica e expressão arquitetônica. O concreto armado, as alvenarias rebocadas e os revestimentos de tijolos cerâmicos compõem a paleta principal. Em alguns trechos, os tijolos são assentados com espaçamentos, permitindo a ventilação de áreas técnicas. A espessura dessas paredes também favorece a inércia térmica, protegendo os ambientes internos das elevadas temperaturas da região.

O edifício sintetiza soluções arquitetônicas simples e eficazes, oferecendo à UEM um espaço institucional contemporâneo, funcional e enraizado em seu contexto climático e urbano.












