
-
Arquitetos: AEA_Atelier Espace Architectes
- Área: 120 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Rohspace

Descrição enviada pela equipe de projeto. A C104-9 está localizada na nova cidade de Chungmu, Coreia do Sul, um distrito residencial planejado. O local é cercado por uma paisagem urbana um tanto desordenada, portanto, o projeto foca na privacidade e nas vistas internas em vez de competir com o entorno. Formas simples e Madangs (pátios tradicionais) cuidadosamente posicionados permitem que os residentes desfrutem de espaço aberto, vegetação e luz natural.


A casa é construída inteiramente com tijolos vermelhos de formato expandido. As paredes de tijolos ligeiramente torcidas e curvas criam uma base semicircular, que é nítida em detalhes, mas forma uma estrutura suave e coesa quando vista como um todo. Dois volumes repousam sobre essa base, conferindo à casa um caráter claro e unificado.



A planta enfatiza a relação entre os cômodos e os Madangs. O térreo contém espaços de convivência compartilhados que se conectam diretamente ao jardim, enquanto os quartos privados estão localizados no andar superior. Um Madang central, visível desde a maioria dos cômodos da casa, atua como seu núcleo e permite que os espaços "respirem".


O movimento entre os cômodos é projetado para ser tão importante quanto os próprios cômodos, com circulação e vazios moldando a experiência geral.


Embora modesta em escala, a composição das formas emoldura vistas, controla luz e sombra, e cria um mundo interno tranquilo. Com o tempo, árvores e plantas crescerão no Madang, suavizando o tijolo e trazendo a casa plenamente à vida. Ao usar um único material, o projeto alcança continuidade—transformando volumes separados em um lar coeso.



























