
-
Arquitetos: Moser und Hager Architekten
- Área: 522 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Gregor Graf
-
Fabricantes: BodenPro GmbH, HABAU, Metall Danner

História e Desejo - A situação inicial antes da reforma consistia em uma propriedade rural histórica localizada na área ao norte do Danúbio. O conjunto existente era formado por duas partes distintas: um pátio, anteriormente utilizado como espaço residencial e abrigando uma pousada no andar superior (atualmente desativada), e um antigo celeiro, que serviu inicialmente como chiqueiro desde a década de 1970 e, posteriormente, como área parcialmente alugada.


A tarefa era transformar as duas partes em três unidades residenciais equivalentes para acomodar várias gerações, sendo que a estrutura histórica do celeiro deveria ser preservada e integrada ao novo conceito de uso.

Conceito - O conceito do projeto concentra-se em preservar e valorizar a estrutura existente do antigo celeiro. Os maciços pilares de tijolo e o telhado, elementos característicos do celeiro, foram mantidos como partes estruturais e incorporados ao projeto. O novo volume foi inserido dentro do celeiro, mantendo certa distância das edificações originais. Apenas a estrutura do telhado existente foi integrada ao novo volume, permitindo que continue visível no interior, mantendo a memória arquitetônica do espaço.


O deslocamento deliberado entre o antigo e o novo cria um limiar entre o espaço interior e exterior e abre novas perspectivas, tanto através de vistas da paisagem circundante quanto de vislumbres da construção histórica. O novo volume se integra arquitetonicamente com os pilares de tijolo preservados, abrindo espaços entre eles.

Implementação - A integração aberta do novo volume na estrutura existente também se reflete na planta livre: ela é organizada em torno de um bloco central de infraestrutura que combina todas as instalações técnicas necessárias.


A fachada do novo volume é deliberadamente mantida simples para criar um contraste harmonioso com os maciços pilares de tijolo do celeiro. Áreas externas cobertas estendem o espaço de habitação e promovem a conexão entre os espaços internos e externos. O novo volume impressiona por sua aparência contida e simples, que interage harmoniosamente com a estrutura histórica dos pilares do celeiro.





















