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Arquitetos: BOT architektuurcollectief, Import Export Architecture
- Área: 5000 m²
- Ano: 2025
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Fotografias:Jeroen Verrecht
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Fabricantes: Axibeton, Coil, Schüco

Descrição enviada pela equipe de projeto. A PIKOH, Escola de Artes em Hasselt, oferece ensino secundário nas áreas de artes visuais, mídia e artes cênicas. Com o rápido crescimento da instituição, surgiu a necessidade de um novo edifício para o primeiro ciclo, reunindo salas de aula, ateliês, restaurante, salão multiuso, ginásio esportivo e espaços administrativos. Esse desenvolvimento integra a transformação do campus urbano Elfde-Linie, inspirado no modelo norte-americano de campus.


Ancorado pelo rio Demer e pelo Kapermolenpark, o novo plano urbano se fortalece a partir de sua relação com o entorno natural. O projeto propõe um volume compacto e claro de cinco pavimentos, estrategicamente posicionado na borda do terreno, a 40 metros do rio. Essa implantação libera uma ampla área verde para recreação e convívio dos alunos.

A topografia existente é incorporada por meio de uma rede de escadarias internas e externas que conectam os diferentes edifícios escolares, funcionando também como pontos de encontro informais. Arquitetonicamente, o edifício traduz a visão pedagógica da PIKOH: um ambiente híbrido de aprendizagem, permeado pela luz natural, marcado pela abertura e pela ausência de corredores tradicionais.

As salas teóricas e os ateliês de artes são organizados no mesmo nível para estimular a interação. Cada pavimento é estruturado em “ninhos de aprendizagem”: conjuntos de três salas localizados nas extremidades do edifício. No lado sul, os “clusters de inovação” apoiam práticas de co-ensino e experimentação, enquanto o lado norte acomoda espaços de aprendizado mais tradicionais.

Ao longo das fachadas longitudinais, oficinas técnicas envidraçadas e estúdios de arte abertos favorecem a visibilidade e a conexão entre ambientes. No coração do edifício, o “fórum” se apresenta como um espaço multifuncional: ponto de encontro, área de exposições, estúdio aberto ou palco para debates. O plano aberto (plan libre) permite a criação de paisagens de aprendizagem dinâmicas, em que as funções fluem de forma contínua, proporcionando aos estudantes uma experiência integrada.


Nos andares superiores concentram-se os espaços para esportes, dança e teatro, organizados em torno de uma ágora central. O projeto busca inspiração no arquétipo do ateliê industrial: sóbrio, robusto e adaptável. O térreo transparente oferece vistas para o parque e o pátio verde, enquanto as marcantes colunas cruzadas de concreto conferem forte identidade ao edifício. O revestimento em alumínio cria um brilho sutil que dialoga com a paisagem, enquanto a malha de janelas horizontais de 1x1 m garante vistas panorâmicas e reforça a integração com o contexto.


























