
-
Arquitetos: OficinaTransversal
- Área: 850 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Ricardo Arellano
-
Fabricantes: Construlita, GCC

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta estrutura projetada para abrigar múltiplos eventos sociais de caráter corporativo está localizada em um lugar especial, no limite da mancha urbana entre o rio Sacramento e a Serra, e é concebida como um habitáculo que se integra e emoldura a paisagem. O pavilhão se assenta na encosta do morro, junto a um muro de alvenaria pré-existente, entre árvores de grande porte e sobre um platô formado para nivelar e elevar as vistas em direção ao entorno.

Ele é organizado a partir de uma retícula de concreto que sustenta as coberturas e gera uma sequência de pátios e espaços sombreados, onde o movimento, a luz, o ar e a vegetação se tornam protagonistas e convidam o usuário a relaxar.

A matéria-prima em diferentes formatos é o concreto. Os elementos estruturais feitos no local foram pigmentados em cor terra, enquanto os pré-fabricados como blocos, paver e o sistema de laje alveolar foram trabalhados na cor natural, buscando criar um lugar acolhedor e atemporal que se mimetize com a paisagem.

Para reforçar o conforto climático e a biodiversidade do local, foi integrada uma paleta vegetal desértica, bosque de carvalho e coberturas para solo ornamentais que, com o tempo e maturação, consolidarão mais uma camada que abraça o lugar.


O pavilhão é uma peça de arquitetura concebida para a permanência, que reconhece a essência do entorno e a expressividade dos volumes sob a luz.














