
-
Arquitetos: Estudio D3B
- Área: 400 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Alvaro Fonseca

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Solomia foi criada em meio à vegetação tropical e com vistas para a costa pacífica da Costa Rica. Com uma interpretação contemporânea da arquitetura tropical, foi projetada pelo Estudio D3B Arquitectura e construída pela GFM.

A casa está localizada em um terreno elevado, caracterizado por uma densa vegetação e declives acentuados. O projeto responde com sensibilidade às condições naturais do local e aproveita ao máximo a vista panorâmica para o oceano Pacífico. Esses dois elementos, juntamente com a orientação para o pôr do sol, são a base da estratégia de ocupação do terreno.

Com um programa racional e simples, o projeto apresenta uma planta em "L", com linhas retas que percorrem o terreno e geram um parque em seu interior. Sua volumetria simples combina conforto e funcionalidade, mantendo cada espaço em constante vínculo com a paisagem para que a natureza seja a protagonista.

As diferentes áreas são organizadas de maneira independente, mas se conectam por meio de elementos estruturais que mantêm a continuidade volumétrica e sugerem fluidez visual. Dois braços em diferentes níveis abraçam a vista para o oceano, onde estão localizados os ambientes com amplas aberturas, favorecendo a ventilação cruzada e diluindo os limites entre interior e exterior. Os planos de cobertura, embora dispostos de forma autônoma, reforçam a geometria do conjunto e enfatizam a forma em "L" que estrutura a residência.


Em seus 400 m2 distribuídos em dois andares, o programa arquitetônico concebe a residência como um lar, incorporando ao mesmo tempo a flexibilidade necessária para se adaptar ao seu uso como alojamento turístico.

Ao entrar no corpo principal da casa, as áreas de serviço estão situadas no setor oposto às vistas, enquanto os espaços sociais se integram à paisagem tropical através de terraços, jardim e piscina. A conexão entre os diferentes ambientes ocorre por meio de transições fluidas que fortalecem a relação entre eles, mantendo ao mesmo tempo sua intimidade e caráter próprio, em um equilíbrio entre abertura e privacidade.


Um jardim de pé-direito duplo abriga a escada que conecta os dois níveis, criando um percurso que permite apreciar o espaço completo e descobrir as vistas desde diferentes ângulos.

A escolha de materiais como madeira, pedras naturais e revestimentos em tons bege, que evocam a areia, reforça a integração com o entorno e traz uma elegância rústica. No exterior, a madeira natural estabelece um contraste quente com os tons mais claros utilizados no interior.


Com uma espacialidade ampla, luminosa e acolhedora, a Casa Solomia oferece uma experiência de habitabilidade que transcende o funcional, propondo um refúgio contemporâneo em estreita sintonia com a natureza.































