
-
Arquitetos: OTP arquitetura
- Área: 500 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência foi projetada para um jovem casal, cujo principal desejo era contar com um espaço totalmente integrado, onde os ambientes internos e externos se fundissem de forma harmônica, para receber amigos e celebrar. Além disso, buscava-se um programa flexível, capaz de acomodar diferentes atividades ao longo do tempo.

A solução adotada resultou em um grande volume suspenso em estrutura de concreto armado, apoiado sobre uma estrutura mista de aço. No centro do térreo, um amplo vazio foi criado para articular e conectar todas as funções desse pavimento, funcionando como o coração da casa.


A estrutura metálica foi concebida a partir de um grid, que organiza os fluxos e usos da residência — desde o acesso principal até o suporte das áreas de convivência e lazer. O vazio central abriga um exuberante jardim, proposto como ponto focal da casa. Esse espaço filtra luz e sombra ao longo do dia e contribui para o conforto térmico, graças a uma grande abertura zenital em vidro, que permite ventilação e iluminação naturais.


Esse vazio organiza tanto a área social quanto a área íntima da residência. No andar inferior, o jardim dilui e delimita a recepção da área social; no andar superior, ele organiza, ao seu redor, a suíte master e os outros dois quartos, conectados por uma área fluida que ora funciona como escritório, ora como sala de TV. A área íntima foi posicionada no pavimento superior, garantindo maior privacidade. A suíte principal se destaca com uma vista privilegiada para a área de lazer.


O paisagismo também desempenha um papel fundamental no projeto. Foi adotada uma linguagem tropical, pensada para se integrar organicamente à arquitetura, dissolvendo os limites entre interior e exterior de forma sutil e natural. Toda a área de serviços ficou abrigada no bloco voltado para a divisa, buscando maior privacidade para o lote. Já a piscina, em formato orgânico, busca se contrapor às linhas ortogonais da residência e estabelecer diálogo com o paisagismo

























