Casa Plaj / extrastudio

Casa Plaj / extrastudio - Fotografia de ExteriorCasa Plaj / extrastudio - Fotografia de Interiores, Sala de JantarCasa Plaj / extrastudio - Fotografia de InterioresCasa Plaj / extrastudio - Imagem 5 de 24Casa Plaj / extrastudio - Mais Imagens+ 19

Lourinhã, Portugal
  • Categoria: Casas
  • Equipe De Projeto: Sónia Oliveira, Rita Rodrigues, Filipa Almeida
  • Arquitetos Líderes: João Caldeira Ferrão; João Costa Ribeiro
  • Paisagismo: Oficina dos Jardins
  • Engenharia Estrutural: Pedro Viegas
  • Construção: Vassalo & Sousa Lda
  • Engenharia: Motoliveira
  • Acústica: Blueorizon
  • Instalações Elétricas: Blueorizon
  • Engenharia Mecânica: Blueorizon
  • Cidade: Lourinhã
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Plaj / extrastudio - Fotografia de Exterior
© Clemens Poloczek

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossos clientes estavam viajando por Portugal quando se depararam com um pequeno terreno à venda à beira-mar, perto de uma vila situada a cerca de uma hora ao norte de Lisboa. Lourinhã é conhecida como o centro de produção de frutas do país e por sua proximidade com Ericeira e Peniche, dois dos melhores pontos de surfe do mundo.

Casa Plaj / extrastudio - Imagem 5 de 24
© Clemens Poloczek

O terreno, uma faixa estreita e íngreme no coração do campo, fica a cinco minutos a pé da praia e oferece vistas panorâmicas sobre o mar, o vale e a vila ao longe. Lourinhã nunca foi uma zona rica; os edifícios são modestos e simples, e integram-se naturalmente na paisagem, de uma forma que, de alguma forma, foi esquecida pelos edifícios das últimas décadas. Livre das obrigações diárias, uma casa de férias permite um certo nível de liberdade e experimentação. Deve ser generosa, informal, fisicamente presente, impondo o seu próprio tempo e ritmo. Queríamos criar uma forma radicalmente simples para esta casa, combinando elementos utilizados em edifícios históricos locais de uma forma que só é possível no presente.

Casa Plaj / extrastudio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Clemens Poloczek
Casa Plaj / extrastudio - Fotografia de Interiores
© Clemens Poloczek

A relação com a topografia foi fundamental: a casa toca o solo da forma mais leve possível, permitindo que o terreno existente flua por baixo. Quatro paredes estruturais sustentam um pódio cruciforme, sobre o qual a casa assenta, pairando sobre o terreno. A plataforma toca o solo inclinado apenas uma vez para permitir a entrada, enquanto todos os outros lados acomodam terraços que flutuam no ar em todas as direções e que estendem o espaço interior para o exterior, dando a cada quarto o seu próprio refúgio privado. Um vazio é cortado da forma sólida da casa para criar uma entrada de pátio ao ar livre, cercada por um grande portão deslizante. Organizados em um único nível, a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar compartilham um espaço generoso, que se abre simetricamente para o norte, leste e oeste, enquanto os três quartos ficam voltados para o sul.

Casa Plaj / extrastudio - Imagem 16 de 24
Planta - Térreo
Casa Plaj / extrastudio - Imagem 18 de 24
Corte

Restrito a uma área máxima fechada de 120 m², o interior compensa a pequena área útil aproveitando ao máximo a altura do volume, criando uma sensação inesperada de grandeza e escala. Uma grande claraboia reforça essa impressão na sala de estar, enquanto em outros lugares uma série de óculos, projetados com precisão dentro da geometria da estrutura usando um modelo 3D, permitem que a luz direta da claraboia atravesse a casa, alcançando suas áreas mais escuras. Durante quatro meses do ano, um feixe de luz ilumina cada cômodo antes do pôr do sol, atingindo sua intensidade máxima nos solstícios de verão e inverno.

Casa Plaj / extrastudio - Imagem 12 de 24
© José Pedro Marques

Dispositivos arquitetônicos simples permitem e incentivam a flexibilidade e a informalidade. As janelas recuam completamente nas paredes, transformando a casa em um grande espaço ao ar livre, estendendo o interior para o exterior e permitindo que momentos como o banho se tornem experiências ao ar livre. O diálogo próximo entre os clientes e o construtor durante a construção permitiu que o tempo, o acaso e o conhecimento dos trabalhadores deixassem suas marcas na casa. As paredes rebocadas de cinza foram deixadas nuas, criando um interior monocromático. Novas vigias e nichos foram adicionados onde possível, uma porta de aço na escada foi substituída por vidro vermelho, travertino iraniano prateado e mármore azul esverdeado foram escolhidos para combinar com as paredes internas, e o exterior, que deveria ser cinza, finalmente ganhou cor.

Casa Plaj / extrastudio - Imagem 7 de 24
© Clemens Poloczek
Casa Plaj / extrastudio - Imagem 8 de 24
© Clemens Poloczek

No exterior, uma longa piscina ergue-se entre pinheiros selvagens, paralela ao mar. A paisagem foi praticamente intocada. Todas as árvores existentes foram mantidas e foi plantada uma rede de árvores de fruto nas encostas, para preservar o caráter agrícola do entorno. Nossos clientes nos convidaram para ficar na casa após sua conclusão. Os únicos sons no ar eram as ondas quebrando na costa e vozes do outro lado do vale. À noite, pássaros que não conhecíamos cantavam, e sapos coaxando em um riacho próximo nos faziam companhia.

Casa Plaj / extrastudio - Fotografia de Exterior
© Clemens Poloczek

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Plaj / extrastudio" [Plaj House / extrastudio] 07 Set 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1033266/casa-plaj-extrastudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.