
-
Arquitetos: gruta.arquitetos
- Área: 292 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Daniel Santo
-
Fabricantes: Blocos e Blocos, Insttec, PETRA MARMORARIA

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando postos à mesa as informações para o desenvolvimento do projeto para o centro administrativo, tínhamos 2 informações absolutas - um lote retangular com 11 metros de largura e 22 metros de profundidade – e a demanda por uma edificação com 300m².


Em um processo de 3 etapas, iniciamos a roteirizar o projeto.
— O primeiro ponto foi mapear a insolação para entender quais fachadas seriam envidraçadas.
— O segundo foi analisar o entorno para identificar as edificações adjacentes e direcionar as aberturas e planos de vidro para as paisagens possíveis, minimizando a interferência nas fronteiras habitadas e abrindo perspectiva ao horizonte não edificado.
— O terceiro ponto foi setorizar o programa de necessidades por pavimento e modelar os volumes criando áreas externas, coberturas e solários, balanços, avanços e recuos nos blocos.


O recuo frontal carrega elementos substanciais de projeto com intenção – semiótica – de comunicar ao espaço público que a área de recuo não se destina apenas à quem precipita-se ao usufruto edilício de cunho privado, criando espaço que sugere ao transeunte.

O bloco superior em balanço abriga, o piso da calçada levado ao recuo frontal desinibe o percurso informal até a fachada de chapa metálica perfurada – a tela que acortina a fachada - levando a rua até as salas frontais durante o dia e trazendo, eventualmente, algum impetuoso curioso até a porta à noite para observar os produtos comercializados pela empresa numa espécie de vitrine turva e cenográfica.



























