
-
Arquitetos: Desterro Arquitetos
- Área: 35 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Geórgia L. Thomé
-
Fabricantes: DuPont, Debon Esquadrias, Docol, Eliane Revestimentos, Legrand, Lorenzetti, Metavilla, Tramontina

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Solena - Mata faz parte de um complexo rural no interior da cidade de Flores da Cunha/RS. Focada em uma experiência de imersão na natureza, a cabana proporciona uma conexão total com a paisagem natural e o seu entorno.


A resolução do programa voltado para hospedagem de curta duração (short stay) se dá em um volume único de telhado meia água que recebe o espaço de estar, cozinha, banheiro e um quarto no mezanino. Grandes aberturas na parte frontal potencializam a integração entre o interior e o exterior, complementada ainda por uma clarabóia linear em vidro que atravessa todo o comprimento da cabana e se abre para o céu.

A ideia foi possibilitar o uso interno da cabana mesmo em dias chuvosos ou frios, com todo o programa básico ali resolvido. Entretanto, é o espaço externo que amplia a experiência do usuário. Um deck resolvido em patamares entrega diferentes usos: uma parrilha conectada a uma mesa de madeira, um espaço de descanso e um ofurô a lenha em inox complementam o local.


Todos os móveis foram projetados e construídos para o local, incluindo a cozinha, a escada e as poltronas internas em madeira maciça, assim como a mesa e o ofurô externo, objetos projetados e executados exclusivamente para a Cabana Solena Mata e agregando assim autenticidade e significado ao lugar.

O banheiro possui uma esquadria piso a teto junto ao box, tornando o banho uma terapia de imersão na natureza. Já o quarto, com pé direito reduzido e acessado por uma escada do tipo santos dumont, fica localizado acima da cozinha e banheiro e conta com uma ampla esquadria em formato triangular seguindo a inclinação do telhado.

Toda cabana é revestida internamente por madeira, e sua estrutura principal é composta por um quadro metálico que se apoia ao solo em poucos pontos de maneira leve - premissa inicial de reduzir o impacto no terreno, respeitando a sua forma natural. O esqueleto metálico recebe como fechamento uma estrutura de woodframe composta por montantes de madeira serrada, forro de madeira interno, preenchimento de lã de rocha, OSB na parte externa seguido de membrana hidrófuga e telha metálica.

Pelo clima frio do local na maior parte do ano, o fogo possui um papel central na experiência e está presente nas atividades como parrilha, ofurô, fogo de chão e calefator. A propriedade também conta com uma sauna seca projetada integrando-se a paisagem e a natureza e proporcionando uma experiência de conexão diferente.


Esta conexão com o exterior em todos os espaços da cabana permite que o usuário tenha uma experiência de imersão na natureza, nos sons da mata, nas mudanças do clima durante o decorrer do dia e no tempo passando sem pressa.


























