
-
Arquitetos: Atelier Li Xinggang
- Área: 7682 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Schran Image, Yimin Chen

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural Anren para a Seita do Grande Artesão está localizado na Cidade Antiga de Anren, em Chengdu, onde edifícios de diferentes épocas, estilos e escalas se sobrepõem, formando uma paisagem urbana complexa, diversa e marcada por fortes contrastes.


O projeto está situado na área central da Cidade Antiga de Anren. Essa região é atravessada pelas vias principais, o que a torna o coração da vida pública local. Ela conecta a Rua Antiga Shuren ao norte, a Mansão Liushi e o Museu Jianchuan a leste, e o Hotel Sheraton ao sul. Parte dessa área é caracterizada por uma arquitetura eclética que mistura influências do Oriente e do Ocidente, enquanto outra parte é dominada por edifícios modernos, erguidos durante o período de rápida urbanização. As duas áreas apresentam forte contraste em escala, orientação e linguagem arquitetônica.


O projeto organiza pátios de diferentes dimensões a partir de conjuntos de telhados inclinados, reinterpretando de forma contemporânea a tipologia das mansões tradicionais de Anren. Partindo da casa ancestral de Chen Yuesheng e avançando gradualmente de oeste para leste, os telhados dispostos livremente compõem uma tapeçaria variada de pátios interligados.



A proposta molda a forma do edifício ao mesmo tempo em que conecta a orientação e a escala dos dois espaços urbanos distintos. Esse processo recompõe o tecido fragmentado da cidade e restaura a harmonia característica do espaço central da cidade antiga.


O projeto também inclui um passeio sobre os telhados inclinados, concebido tanto para manutenção quanto como percurso público. Por esse caminho elevado, visitantes podem caminhar ao longo das cumeeiras e calhas, como se estivessem entre cumes de montanhas. A arquitetura, a cidade antiga e a distante Montanha Nevada de Xiling passam a dialogar entre si, criando uma conexão íntima entre edifício, cidade e paisagem natural.


Os variados e singulares pórticos das mansões de Anren são uma manifestação concentrada de seu estilo arquitetônico eclético. Inspirado nesses elementos históricos, o projeto incorpora uma série de arcos de concreto em diferentes formas e escalas. Baseados em uma malha modular de 6 x 6 metros, esses arcos não apenas se adaptam às funções internas e organizam os espaços internos e externos, como também sustentam as janelas altas e o passeio sobre a cobertura.


Para dialogar com a estrutura híbrida de tijolo e madeira das mansões históricas de Anren, o projeto adota uma cobertura em estrutura de madeira apoiada sobre arcos de concreto. Entre os arcos, tubos de aço e tirantes garantem estabilidade. Essa solução estrutural cria correspondência direta com o conjunto de telhados inclinados, atualizando em linguagem contemporânea o estilo eclético das antigas mansões.






























