

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro CSF é mais do que um espaço físico: é um ponto de encontro onde se acende a esperança para crianças com deficiência e se fortalece a comunidade em termos de responsabilidade social e bem-estar coletivo. É um lugar marcado pela ambição e pela transformação, pensado para oferecer oportunidades reais a essas crianças. Localizado em Shahzadpur, Bangladesh, o centro proporciona um ambiente seguro e acolhedor, onde as crianças e suas famílias podem reunir-se, receber apoio e desenvolver-se plenamente. Desde 2000, a CSF Global atua para construir uma sociedade inclusiva, na qual nenhuma criança com deficiência seja deixada para trás, seja por barreiras sociais ou por condições de saúde. Seu compromisso é garantir que crianças e famílias tenham acesso a cuidados e serviços de alta qualidade, assegurando oportunidades iguais para prosperar.

Quando fomos abordados pela CSF Global para projetar e construir um espaço para crianças com deficiência, nos foi confiada uma responsabilidade extraordinária. A tarefa era clara, mas profundamente impactante: criar um espaço que servisse não apenas como uma escola e centro de terapia, mas como um lugar de pertencimento para crianças e suas famílias que muitas vezes são excluídas da sociedade. Nossa visão era criar um ambiente onde essas crianças pudessem se sentir empoderadas e incluídas, onde pudessem desenvolver suas habilidades, compartilhar experiências e formar conexões. Queríamos que elas pudessem convidar seus amigos e familiares para visitar um lugar que pudessem chamar de seu.


Desde o início, nosso processo de projeto foi construído com colaboração e inclusão. Empregamos um método de design participativo, onde as crianças, suas famílias e a comunidade estiveram ativamente envolvidas na formação do espaço. Começamos sentando com as famílias e crianças, compartilhando pensamentos, ideias e sonhos. Através de uma série de discussões, esboços e até caminhadas sobre plantas impressas em grande escala, co-criamos um espaço que refletia as necessidades e aspirações de todos os envolvidos. Esse processo nos permitiu ouvir, compreender e projetar um lugar que não fosse apenas funcional, mas profundamente significativo.


O design do Centro CSF foca em criar um ambiente que seja flexível, aberto e sensível às necessidades de seus usuários. No coração do projeto está um espaço central—a Sala de Terapia Orbital/Grupo—que conecta todos os outros espaços do prédio. As salas de terapia, as salas de aula conhecidas como Shishu Shorgo (Céu das Crianças), salas de consulta, espaços de treinamento para pais, profissionais e voluntários, e até mesmo a Sala do Clube da Habilidade, onde as crianças aprendem a operar computadores e demonstram sua criatividade através de artesanato, giram em torno deste espaço terapêutico central. Nos certificamos de que a natureza seria uma parte integral deste ambiente, com jardins entrelaçados ao longo do centro. Quatro jardins distintos proporcionam momentos de calma, engajamento sensorial e conexão com o exterior, tornando a escola um lugar onde as crianças podem desfrutar do mundo natural enquanto aprimoram seu bem-estar físico e emocional.

O processo de construção também foi igualmente participativo e prático. Um dos aspectos mais memoráveis deste projeto foram os workshops de cerâmica que realizamos com artesãos locais. Tivemos o privilégio de aprender com 'Niva di', uma talentosa ceramista da comunidade local, que ensinou as crianças a criar belos murais e bonecas de barro. Essas obras de arte agora adornam as paredes da escola, criando um senso de pertencimento e orgulho para as crianças. Os murais e esculturas de barro servem tanto como expressões artísticas quanto como símbolos da jornada das crianças—peças que carregam suas histórias, criatividade e resiliência.


A própria Sala de Terapia em Grupo é um espaço único, de forma oval, onde as crianças podem participar de terapia física, terapia musical, treinamento vocal e outras atividades. As paredes curvas da sala são projetadas para proporcionar privacidade durante as sessões de terapia, ao mesmo tempo em que permitem que as crianças interajam com o ambiente através de aberturas lúdicas nas paredes. Essas pequenas aberturas permitem que as crianças interajam com o espaço, incentivando-as a explorar, correr e se envolver de uma maneira que promove o crescimento físico e emocional.


O design do centro também foca em tornar o ambiente acessível e confortável para todos. Há passagens texturizadas, espaços de escalada e paredes baixas por todo o prédio que incentivam a exploração, garantindo que os pais possam facilmente ficar por perto para apoiar seus filhos. Esses pequenos detalhes criam uma sensação de conforto e segurança tanto para as crianças quanto para as famílias.


A estrutura de sala de aula conectada da Escola Especial Shishu Shorgo não apenas sustenta a aprendizagem, mas também nutre redes de amizade e relações entre as crianças. O design incentiva a conexão entre alunos, professores e o mundo mais amplo, promovendo um senso de pertencimento e crescimento compartilhado.


Da mesma forma, a estrutura aberta do Clube da Habilidade, perfeitamente ligada ao campo verde e ao terreno aberto, reflete um espaço onde bondade, generosidade e sabedoria vivida se desdobram naturalmente. É um lugar moldado não apenas por atividades, mas pelas experiências de vida de adolescentes com deficiência, onde a aprendizagem se estende além das paredes para o coração da comunidade.


O orçamento para o projeto era limitado, então tivemos que ser criativos com nossos materiais. Usamos recursos disponíveis localmente e de baixo custo para construir o espaço. Para a estrutura, usamos tubos e treliças metálicas simples, enquanto as divisórias foram feitas de bambu Makla e madeira de origem local. O bambu, cuidadosamente trabalhado pelo artesão local Md. Rofiq e sua equipe, adiciona calor e textura ao prédio. Os tetos altos mantêm os espaços frescos mesmo nos meses quentes de verão, e o telhado foi projetado com materiais resistentes ao calor, como chapas de bambu e isolamento, para manter o prédio confortável.

O sistema de telhados em si foi projetado com flexibilidade em mente, permitindo que os espaços sejam reconfigurados ou removidos conforme necessário para atender às necessidades em evolução das crianças e do programa. Os telhados fragmentados se juntam para formar um fluxo contínuo de espaço abaixo, oferecendo às crianças a liberdade de se mover, brincar e explorar sem restrições. A orientação formal do prédio garante que ele permaneça protegido do ambiente ruidoso e ativo do lado de fora, enquanto ainda mantém conexões visuais com o céu e a vegetação ao redor.


Ao refletirmos sobre este projeto, o que mais nos inspira são as crianças e seus pais. Fomos profundamente tocados pela força dessas crianças, que mostram uma resiliência e alegria incríveis todos os dias, apesar dos desafios que enfrentam. E também somos igualmente inspirados por seus pais, cuja dedicação e amor os impulsionam a fornecer o melhor futuro possível para seus filhos. A força e a coragem deles nos motivam a fazer mais e a projetar melhores espaços que possam fazer uma diferença real na vida das pessoas.

O Centro CSF não é apenas um prédio—é um símbolo do que pode acontecer quando as comunidades se unem, quando as pessoas se importam e quando todos recebem a chance de pertencer. Estamos incrivelmente orgulhosos de ter desempenhado um papel na criação de um espaço onde crianças com deficiência podem aprender, crescer e, mais importante, ser elas mesmas. Este projeto nos deixou um profundo senso de propósito e gratidão. A força das crianças, o compromisso de suas famílias e o apoio da comunidade nos lembram que temos a responsabilidade de fazer mais e de continuar projetando espaços que sejam inclusivos, acolhedores e repletos de humanidade.










































